Os indicadores fiscais mostram que a economia de Santa Catarina segue em alta. Entre os dias 10 e 30 de junho, a receita tributária catarinense somou R$ 4,3 bilhões, o que corresponde a crescimento nominal de R$ 12,7% na comparação com junho de 2023. Na prática, considerando a inflação acumulada de 3,9% no período (IPCA), houve aumento real de 8,4% — foi a primeira vez no ano que o indicador não ultrapassou a marca dos 10%, confirmando as projeções divulgadas pela Secretaria de Estado da Fazenda no início do ano.

A análise da pasta mostra que o desempenho registrado em junho está ligado ao crescimento de segmentos econômicos estratégicos. Exemplo é o setor de combustíveis e lubrificantes, que é o responsável pela maior fatia da arrecadação tributária do Estado e cresceu 24,4% no último mês na comparação com junho do ano passado (alta nominal).

O aumento da arrecadação do mês passado também está associado aos resultados da agroindústria (alta de 17,7%), dos transportes (17,5%) e do setor de supermercados (17%). Entre os segmentos econômicos monitorados pela Secretaria, houve queda no desempenho dos setores de energia elétrica (-3,3%) e metalomecânico (-3,6%) em junho.

Via NDmais – Edição impressa 09/07/24