O atendimento prestado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) aos contribuintes catarinenses é modelo para comitiva do Maranhão. Fiscais, analistas e servidores de outras carreiras da Secretaria da Fazenda daquele Estado foram recebidos nesta semana para conhecer de perto o funcionamento da Central de Atendimento Fazendário (CAF) em Santa Catarina.
O grupo maranhense relatou que os atendimentos realizados na Sefaz MA ainda são prioritariamente presenciais e não contam com uma organização centralizada, a exemplo da Central de Atendimento Fazendário de SC. Assim, a visita técnica teve o objetivo de buscar referências que possam ser aplicadas no Maranhão.
“Os visitantes maranhenses demonstraram muito interesse no trabalho que realizamos e nos nossos projetos futuros. Foi um intercâmbio de informações proveitoso para as equipes de ambos os Estados”, avalia a coordenadora da Central de Atendimento Fazendário, a auditora fiscal Camila Segatto.
Como muitas solicitações que chegam à Fazenda de Santa Catarina envolvem assuntos relacionados ao Sistema de Administração Tributária (SAT), a comitiva também foi apresentada às rotinas de trabalho e às experiências exitosas no âmbito do SAT.
“Antes da primeira contratação do SAT, em 2002, fizemos uma visita técnica à Sefaz do Maranhão. Depois de tantos anos de avanço dos nossos sistemas, chegou a vez dos fazendários maranhenses retribuírem a visita técnica. A palavra é inovar sempre e contribuir com o intercâmbio entre os Estados”, destaca o gerente de Sistemas de Administração Tributária da SEF/SC, o auditor fiscal Omar R. Afif Alemsan.
Via SEF/SC