O Sindifisco participou hoje, 03, de Audiência Pública sobre a Reforma Trabalhista e Previdenciária, realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, nas quais estiveram presentes o Senador Paulo Paim, o Deputado Federal Décio Lima, e vários Deputados Estaduais contrários à reforma, além de Centrais Sindicais, Federações, Sindicatos, Estudantes e Movimentos de todo o Estado.
Os participantes lotaram o hall de entrada, o Plenário Osni Régis, o Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright e a praça em frente ao Palácio e participaram do debate acerca das propostas em tramitação no Congresso Nacional que retiram direitos históricos dos servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada, através de propostas injustas de “Reforma Trabalhista e Previdenciária”.
O Senador Paulo Paim citou o desmonte da previdência como sendo um grande desrespeito ao povo brasileiro e um violento ataque à sociedade, pois retira direitos legalmente adquiridos ao longo de muitos anos de luta. Levantou dados da previdência social, que mostram a insensatez do projeto e o quanto ele será prejudicial ao trabalhador, dificultando ainda mais a aposentadoria e restringindo direitos. “- Este projeto pune os estudantes e faz com que se desestimule a capacitação dos mais jovens, fazendo com que entrem cada vez mais cedo no mercado de trabalho.”
Em sua fala, levantou a questão do aumento de tributos, que vem sendo defendido pelo atual governo como uma forma de manutenção do atual regime previdenciário e incentivou a luta da classe trabalhadora: “Aprendi na vida a fazer o bom combate. E se agora não houver um bom combate, nós não conseguiremos defender nossos direitos.”
Durante o debate, passou a palavra para deputados e representantes sindicais.
O Deputado Federal Décio Lima enfatizou que tal reforma será uma grande retirada dos direitos adquiridos e um verdadeiro desmonte da previdência. “O conteúdo proposto neste projeto irá acabar com os direitos conquistados por todos. “- A Previdência não é um instituto dos ricos e sim dos trabalhadores e deve ser defendida”.
A Deputada Estadual Luciane Carminatti discursou sobre os direitos dos trabalhadores e destacou que a reforma previdenciária não beneficiará a população como um todo, apenas uma pequena faixa dela. “- Esta reforma estimula a mão de obra barata e empurra o filho dos ricos para a faculdade e o filho dos pobres para o mercado de trabalho”. “O que quebra a previdência é a terceirização. É não cobrar os verdadeiros devedores da previdência. O que quebra a previdência são os 13,5 milhões de desempregados”.
Fabiano Dadam Nau, Presidente do Sindifisco e vice-presidente da FENAFISCO discursou acerca dos malefícios da reforma previdenciária e sobre o confisco dos direitos adquiridos. “- Esta reforma atinge a todos, tanto os que ainda não entraram no mercado de trabalho, os que já entraram no mercado de trabalho e também os que já se aposentaram, permitindo a retirada de direitos, reduzindo o valor de pensões, permitindo que as pensões sejam de valores inferiores a um salário mínimo e proibindo que os aposentados acumulem benefícios. As maldades dentro deste projeto são inúmeras e merecem nossa supressão.”
Outros representantes de sindicatos, associações e união de estudantes discursaram e citaram o pagamento de dívida pública brasileira, que consome metade do orçamento federal, como responsável pelo desequilíbrio fiscal do país e o grande vilão a ser enfrentado, enfatizando que o momento atual é importantíssimo, de união e confluência de ideias na luta contra a reforma trabalhista e o desmonte da previdência social.