Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou alta pelo segundo mês consecutivo, com 64,2 pontos

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) cresceu pelo segundo mês consecutivo em SC, com 64,2 pontos, e está acima da média brasileira. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a perspectiva de avanço da vacinação contra Covid e a renovação do auxílio emergencial incentivam a alta.

A expectativa dos empresários catarinenses para os próximos seis meses também é positiva (66,7), com crescimento de 3,4 pontos em relação a maio, quando o índice já havia registrado alta. A média brasileira também aumentou neste mês (65,1), mas segue abaixo da catarinense.

Veja a comparação:

Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário e abaixo falta de confiança

(Foto: Fiesc/Divulgação)

A pesquisa em Santa Catarina foi realizada com cerca de 100 empresas durante o mês de junho. O Icei varia de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário e, abaixo, falta de confiança. Nos últimos seis meses, o índice registrou queda, mas se manteve positivo em todo o ano de 2021.

Avanço da vacinação contra Covid e auxílio emergencial puxam alta

De acordo com a Fiesc, o avanço na vacinação contra Covid e a previsão do recebimento de insumos para produção dos imunizantes faz com que os empresários fiquem mais confiantes, por conta da reabertura na economia. Além disso, a retomada econômica mundial, com incentivos fiscais e monetários em países desenvolvidos, incentiva as exportações catarinenses.

Outro fator importante que contribui para a alta é a renovação do auxílio emergencial por mais três meses, que mantém a renda das famílias, consequentemente sustenta o consumo por mais tempo.

Via NSCTotal – Por Fernanda Muller