38

Com personagens criados para atrair o público infantojuvenil, cartilha demonstra de forma descomplicada como os recursos estaduais foram aplicados no ano de 2022

O que uma história em quadrinhos tem a ver com a prestação de contas do Governo de Santa Catarina? Embora o universo das finanças públicas pareça um pouco distante do imaginário infantojuvenil, é possível aproximar esses dois mundos com a apresentação dos números em uma linguagem acessível, ilustrada e divertida. 

É o caso do Balanço Cidadão de 2022, uma cartilha que resume o conteúdo do Balanço Geral do Estado – a prestação de contas do Governador –  e explica de forma simples o funcionamento da máquina pública. O volume traz informações sobre o orçamento, a arrecadação de tributos e a destinação de recursos nas principais áreas de governo, como Saúde, Educação e Segurança, referentes ao ano passado. Tanto o Balanço Geral do Estado quanto o Balanço Cidadão são elaborados anualmente pela Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF) da Secretaria de Estado da Fazenda. 

Nesta edição do Balanço Cidadão o leitor é convidado a acompanhar a viagem da família do Miguel e da Catarina, um casal que decide sair de férias com os filhos Pedro e Helena para conhecer algumas regiões do Estado. A cada destino visitado, a família conhece as informações da região e os números das finanças públicas, ao mesmo tempo que aprende conceitos como orçamento, receita e despesa, que podem ser aplicados até mesmo no seu cotidiano. 

As lições mais difíceis são explicadas com a ajuda de outro personagem: cabe ao professor de contabilidade Caduceu ensinar, por exemplo, como funciona o planejamento dos gastos do Governo, os tipos de impostos arrecadados e a função dos benefícios fiscais praticados no Estado. Tudo é traduzido de forma simples para melhorar a compreensão dos leitores, mas sem comprometer a qualidade das informações.

O Balanço Cidadão 2022 já está disponível neste link.

Diretora da DCIF, a auditora de finanças Graziela Luiza Meincheim ressalta o compromisso de garantir que a prestação de contas estadual seja cada vez mais fácil de ser compreendida por todos os públicos.

“O Balanço Cidadão é um projeto de educação fiscal voltado à população em geral, em especial para o público jovem. O intuito da publicação é instigar o interesse dos cidadãos em acompanhar as contas públicas e a participar de forma mais ativa na gestão, propondo melhorias nas políticas públicas e exercendo sua cidadania de forma plena”, destaca Graziela.

Mais do que a prestação de contas presente na publicação, o planejamento do Balanço Cidadão também propõe a maior aproximação do Governo com a sociedade, em especial com a comunidade escolar catarinense. Representantes de instituições de ensino interessados em trabalhar com a cartilha junto aos alunos podem procurar a Gerência de Prestação de Contas do Governo da Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais, que é responsável pela publicação, no e-mail gcont@sef.sc.gov.br.

Jogos temáticos completam experiência de aprendizado

A experiência de aprendizado do Balanço Cidadão fica ainda mais completa com uma sessão de jogos que reforça o conteúdo apresentado na cartilha. São desafios temáticos de cruzadinha e caça-palavras, além do jogo de tabuleiro “Brincando de ser Governador”, onde os participantes vivenciam situações hipotéticas do dia a dia do governador, que envolvem a tomada de decisão sobre a gestão dos recursos públicos.

Em breve, o professor Caduceu também terá seu próprio canal no YouTube. O personagem animado vai trazer explicações dos mesmos assuntos abordados na cartilha para o público da internet, em vídeo.

Se você já conferiu o Balanço Cidadão 2022, deixe sua opinião e contribua com a construção da próxima edição neste link.

Via SEF/SC