br 1011

Deputados e senadores catarinenses estiveram reunidos nesta segunda-feira com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Barreiros, para pedir apoio ao governo federal para os prefeitos dos municípios afetados pelas fortes chuvas no Estado. A audiência foi solicitada pelo deputado federal Jorge Goetten (PL), natural do Alto Vale do Itajaí, região mais afetada.

– Estou falando como cidadão que já enfrentou 16 enchentes com este episódio de agora. Precisamos da presença constante da Defesa Civil no Estado. Os prefeitos sofrem muito com a falta de recursos pra reconstrução, porque esbarram em burocracia e demora no repasse – disse o parlamentar.

O secretário afirma que a Defesa Civil nacional já monitorava a situação; além disso, que enviou representantes para Florianópolis para atuar junto à Defesa Civil estadual.

– O Governo Federal vai atender a população afetada com tudo o que for preciso. Desde kits de suprimentos até limpeza das cidades e um plano maior, pra ações de recuperação de grande porte.

Questionado sobre a quantidade de recursos que serão enviados, o secretário disse que “não temos esse número, o evento ainda está acontecendo”.

Goetten, por vez, elogiou o trabalho feito pelo governo do estado, junto aos prefeitos e as Defesas Civis dos municípios. Ainda, agradeceu o trabalho do Governador em relação as ações já desempenhadas pelo governo catarinense e a prestatividade do secretário Wolnei Barreiros e do Ministro da Integração Nacional, Waldez Goés (PDT-AP).

– Enchente não tem partido. Só com muita união, empatia e solidariedade vamos conseguir ajudar os municípios de maneira efetiva – disse.

Também ficou definido que serão feitos encontros com as equipes técnicas dos municípios afetados a fim de prestar apoio humanitário e ajuda na reconstrução dos estragos.

Via Upiara Online