IMG 5572 720x405 1

Governador esteve em Rio do Sul na manhã deste domingo

O governador Jorginho Mello solicitou ajuda a estados vizinhos em meio aos riscos de novos estragos causados pela chuva em Santa Catarina. Ele esteve em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, neste domingo (8) acompanhando as ações da Defesa Civil. No município, há risco de que o nível do rio atinja 14 metros nas próximas horas.

Mello informou que entrou em contato neste sábado (7) com o governador Ratinho Jr. do Paraná solicitando dois helicópteros. Neste domingo, o governador paranaense confirmou nas redes sociais que um já foi enviado para auxiliar Santa Catarina. 

— Os outros governadores também estão nos ajudando, mas nós temos uma equipe muito bem estruturada […]. Os prefeitos sabem que eles devem atuar da forma que tem que atuar, que nós vamos ser parceiros para ajudar — pontua. 

O governador salientou, ainda, que deve analisar as áreas afetadas após as chuvas para solicitar reparos nos danos. Inclusive já há conversas com o governo federal para obtenção dos recursos. 

— O que a gente precisa fazer agora é acolher as pessoas e evitar que um acidente mais grave ocorra — alega. 

A respeito da barragem de José Boiteux, Mello afirmou que as comportas devem ser fechadas nas próximas horas. Forças de segurança seguem na região, negociando com os indígenas, para que haja o fechamento. 

— Vai ser fechada as comportas em tempo reduzido. Era pra ter sido fechada ontem […]. Eu falei com o cacique e disse pra ele olhar nos meus olhos […]. Eu vou fazer o que nunca foi feito nos últimos 20 anos. […]. Vamos fechar pra aliviar um pouco Blumenau — pontua. 

Riscos da chuva e cidades afetadas

Rio do Sul é uma das cidades mais atingidas pela chuva. O nível do rio estava em 9 metros no início da tarde deste domingo. A previsão, segundo a Defesa Civil, é de acumulados entre 70 e 100 mm para as próximas horas no município. A última estimativa é de que a cidade registre uma enchente de 14 metros. Por conta disso, a prefeitura pediu para que os moradores que vivem em áreas que podem ser atingidas permaneçam em atenção.

Também há risco de desabastecimento de água e de energia na cidade caso o nível do rio ultrapasse 13 metros. 

Na manhã deste domingo ao menos 11 ruas estavam interditadas por conta de alagamentos. Além disso, semáforos na região central foram desligados para preservação dos equipamentos.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, 57 pessoas e sete animais foram retirados de áreas alagadas. No bairro Canoas, por exemplo, 10 pessoas foram resgatadas e encaminhadas para o abrigo.

Desde quarta-feira (4), 57 ocorrências foram registradas entre deslizamentos de terra, queda de árvores e danos em ruas e pontes. Ao menos 975 pessoas estão nos 21 abrigos abertos para atendimento da população.

VIA NSCtotal