Juros brasileiros para um prazo de dez anos superam os da Rússia, país que é considerado uma opção especulativa pelo alto risco de inadimplência.

Juros da dívida brasileira no exterior já estão sendo negociados nos mesmos níveis que os da Rússia, país que é tido como uma opção especulativa de aplicação por ter um alto risco de inadimplência. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira, os juros brasileiros para um prazo de dez anos estavam em 4,88% ao ano, acima dos 4,87% da Rússia.

De acordo com Moody’s, o Brasil tem avaliação “Baa2”, a segunda nota do grau de investimento, depois de “Baa3”. A perspectiva da nota é negativa. Já a Rússia tem nota “Ba1”, a primeira nota especulativa da agência de classificação de risco.

A agência está concluindo a avaliação da nota de risco país, que deve ser rebaixada para “Baa3”, mesma nota da Turquia, que paga juros de 4,68% para a dívida de dez anos. Se for rebaixado, o Brasil seguirá com grau de investimento, mas no último degrau antes do rebaixamento, ocupando a mesma posição que tem nas agências Standard and Poor’s (S&P) e Fitch.

Para os investidores, o rebaixamento brasileiro é dado como certo. A dúvida é se a agência manterá a perspectiva negativa, o que sinalizará um novo rebaixamento.

 

Fonte: Veja