Numa iniciativa do Instituto Inteletto de Desenvolvimento de Competências, segue hoje o treinamento do “Segundo Fórum Nacional Trilhas de Aprendizagem: gestão por competência em empresas públicas e privadas”. O evento, que acontece em Brasília, tem patrocínio de Carbone Treinamento e Consultoria em Gestão por Competências. Cerca de 200 profissionais dos mais diversos órgãos do setor público e da iniciativa privada acompanham, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, os palestrantes e relatos dos cases de sucesso. Na abertura, o professor Pedro Paulo Carbone falou sobre a importância para a organização quando se investe no campo do desenvolvimento de pessoas, como o Laboratório Clínico – Sabin, reconhecido pela revista Exame como uma das mais importantes empresas para se trabalhar no país e a primeira para as mulheres. Destacou-se também a maneira de se tratar de tema complexo de forma simplificada. Pois trilha não é treinamento sequenciado, vai além do levantamento das necessidades de competências. O diagnóstico tem que ser rápido, online.

Na sequência, foi realizada a palestra “A competência comunicativa nos tempos das tribos digitais”, com o professor Artur Roman. Ao discorrer em seu tema, ele fez uma viagem no tempo, da idade antiga à idade pós-moderna. Falou sobre a ruptura em relação ao passado; avançando e fazendo releitura dos temas e dos fatos. Para ele, gerenciar pessoas na era pós-moderna é uma forma harmônica de convivência conflituosa. “Há que se considerar as possibilidades entre os extremos, como amor e guerra não deixar que a violência se sobreponha ao que será melhor”, complementou.

Cases de sucesso

Diversas organizações já realizaram o processo sobre “Trilhas de “Aprendizagem”, sob a coordenação da Carbone Treinamentos. Algumas delas foram reconhecidas e seus representantes receberam uma placa. No setor privado: a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Correios e Banco do Brasil; no setor público: Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Distrito Federal e Ministério Público do Trabalho.

Indicação de leitura

O gerente-executivo de Estratégia e Governança Corporativa do Banco do Brasil, Hugo Pena Brandão, fez o lançamento da sua obra, “Mapeamento por competência: ferramentas, exercícios e aplicações em gestão de pessoas”, segunda edição revisada. Ele discorre sobre o conceito e a descrição operacional de competências, os métodos e as técnicas e instrumentos utilizados para mapeamento de competências e suas aplicações na gestão de pessoas. A oba dedica um capítulo sobre Trilhas de Aprendizagem. Brandão reúne mais de 20 anos de experiências na condução e orientação do tema em diversas organizações.

Oficinas de trabalho

Durante a apresentação dos cases de sucesso, foram desenvolvidas, simultaneamente, cinco oficinas, priorizando as práticas. Optamos por participar em duas: “Como iniciar um projeto de trilhas de aprendizagem transformando-o no plano geral de capacitação” e “Curadoria do conhecimento: modelagem de trilhas de aprendizagem”. As demais serão objeto de estudos durante o próximo encontro.

Experiências no Fisco

O presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/DH) afirmou que os trabalhos sobre gestão de pessoas vêm avançando, mas que a língua tem sido um entrave quando se pensa mais longe. Em evento internacional com aproximadamente 15 mil participantes, meia dúzia de brasileiros estavam presentes. Para Mário Woortmann, do Instituto Publix, é um processo que amadurece lentamente. Neste ano, a SEFAZ, do Rio Grande do Norte, efetuou as Trilhas no âmbito gerencial e, atualmente, o Rio Grande do Sul está realizando em todos os setores da Fazenda. Santa Catarina aguarda a implantação do Macro Projeto do governo do estado sobre o Modelo de Governança por Processos que utilizará os conceitos do conhecimento, da gestão por competência, da gestão de projetos e da gestão de riscos para então perpassar pelas Trilhas e Aprendizagem.

Refletindo

“O aprendizado é um rito que tem começo, sem tempo para concluir”.

Via Coluna fisco e Cidadania – Por Pedro Herminio Maria