associacao das cidades irmas da china em sc 20170605 1855029035
Foto: Rafael Paulo/SAI

Representantes da Associação das Cidades-Irmãs da China (Cifca) conheceram áreas de potenciais cooperações e investimentos em Santa Catarina durante a visita à Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) nesta segunda-feira, 5, em Florianópolis. Foram debatidas as parcerias entre municípios catarinenses e cidades da China. “Gostaríamos de contar com a Cifca para apresentar Santa Catarina como um mercado aberto a cooperações e a investidores para ampliar as nossas parcerias na China”, pontuou o consultor-geral da SAI, Marcelo Trevisani.

O secretário-geral da Cifca, Qing Boming, confirmou o interesse pelo Estado. As informações recebidas na reunião serão apresentadas na China com a intenção de continuar o diálogo com Santa Catarina no futuro. “Vimos muitas oportunidades nesta reunião, em especial parcerias com cidades portuárias. Agora temos que trabalhar juntos para tornarmos as expectativas em realidades”, prevê Boming.

Além dos indicadores socioeconômicos, a apresentação de Santa Catarina para a Cifca também introduziu os programas de atração de investimentos em Santa Catarina, como o Prodec e o Pró-Emprego. “Nossos programas buscam incentivar a instalação, em Santa Catarina, de novas indústrias ou de empresas que exportem pelos nossos portos”, disse Renato Lacerda, secretário adjunto da Fazenda.

Outro aspecto destacado foi o perfil da agência catarinense de atração de investimentos Investe SC. Iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Fiesc, a Investe SC é a única no Brasil formatada como uma parceria público-privada. “Acreditamos que este modelo reduz muito o risco dos investidores, pois tem o apoio tanto do setor público quanto da iniciativa privada”, explicou o CEO da Investe SC, Diógenes Feldhaus.

Ainda nesta segunda-feira, o grupo participou de reuniões na Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e conheceu o Sapiens Parque, ambos em Florianópolis.

Via Governo do Estado de Santa Catarina