joinville imagem aerea foto eberson thedoro especial 720x405 1

Levantamentos são elaborados considerando dados públicos dos municípios; Joinville, Jaraguá do Sul e Florianópolis se destacaram em 2023

Um município de Santa Catarina ficou no topo de um dos ranking das “Melhores cidades para fazer negócios no Brasil em 2023”. Na categoria Indústria, Joinville ocupa a primeira colocação, seguida por Caxias do Sul (RS) e Nova Serrana (MG). O estudo é elaborado pela consultoria Urban Systems, divulgado pela Exame e leva em conta prefeituras com mais de 100 mil habitantes em sete áreas: Comércio, Serviços, Indústria, Mercado Imobiliário, Educação, Saúde e Agronegócio.

São Paulo liderou em Comércio, Serviços, Mercado Imobiliário e Educação. Salvador liderou em Saúde, e Barreiras, também da Bahia, ficou no topo em Agronegócio. Santa Catarina ficou em terceiro lugar no ranking de Comércio com Itajaí, e também em terceiro em Saúde, com Florianópolis. Segundo a Urban Systems, o ranking considera o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que leva em conta dados públicos como população, infraestrutura, características urbanas, condições para empresas e outros.

Alguns resultados da pesquisa chamam a atenção por não terem captado potenciais cidades catarinenses fortes em determinadas áreas. Um exemplo é Blumenau não ser destaque em Serviços (com Florianópolis e Jaraguá do Sul como destaques catarinenses) e Chapecó não ser sequer citada em Agronegócio (com menção a cidades como Criciúma, Lages e Tubarão).

Veja como SC ficou nos sete rankings da pesquisa

Indústria

• 1º Joinville