Mulheres na Administração Tributária

Na semana, especificamente quando um dia em que a elas lhe é dedicado, mas nos outros 365 e não sendo diferente por ser bissexto, a coluna segue a linha convencional na abordagem dos assuntos, rendendo àquelas das quais fomos gerados, o carinho, respeito e amor.

Como em qualquer instituição o quadro de servidores em sua maioria é composto por membros do sexo masculino. Há 40 anos cerca de 250 fiscais ingressaram cujo percentual feminino não chegou a 1%.

A atração pelo cargo e também pela qualidade de vida possibilitam o crescimento da demanda, ao ponto dos cargos de confiança da Diat – Diretoria de Administração Tributária aproximarem-se dos 10%. Embora possam e devam ser incrementados, pois capacidade e espírito público não lhes faltam.

Encontro marcado

Aproveitando a data, o Sindifisco – Sindicato dos Fiscais da Fazenda de SC promoverá na tarde da próxima quinta, um espaço de conversas para as mulheres, estendido aos familiares e demais servidoras da pasta. Uma série de atividades e palestras como “Autoimagem e Autoestima” ao encargo de Danielle Kristina dos Anjos Neves – Auditora-Fiscal da Receita Estadual. Professora do MBA em Parapsicologia e Hipnoterapia – Método Grisa. Formação em Parapsicologia Clínica. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC). Bacharel em Administração (ESAG/UDESC). A Dani, carinhosamente tratada, atual Consultora de Gestão da DIAT, trabalhou na extinta Escola Fazendária, quando a administramos. Tomando a liberdade de, em nome das fazendárias, parabenizá-las (08/05) dedicando-lhes este espaço.

Novas malhas

Por ocasião da posse festiva da diretoria do Sindicont – Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e região, além da possibilidade de rever boa parte dos pensantes da elite contábil catarinense, dois foram os pontos citados e que merecem destaques.

Necessidade de muito diálogo para realizar os planos na gestão, segundo a presidente do CRC/SC, professora e contadora Marisa Schvabe de Morais e do presidente eleito do Sindicont, Marcelo Daltoé Pereira mencionando as parcerias como a das Malhas com a secretaria da Fazenda. Neste contexto já em vigor a malha fiscal 035 e que segundo seu gestor auditor fiscal Huelinton Pickler, mais um freio para estancar as irregularidades.

Esclarecendo

Essa malha identifica as operações de saída que foram registradas na escrituração fiscal digital como entrada e boa parte delas com crédito de imposto. O contribuinte emite uma nota fiscal que tem débito e quando lança na escrituração o faz como se fosse uma entrada. Apropriando-se do crédito, o estado perde duas vezes; perde o débito e a apropriação indevida do crédito. Segundo Pickler, somente em uma empresa cerca de R$ 1.200.000,00 irregulares, após contato, foram corrigidos e pagos os valores devidos.

Peregrinação

Iniciado ontem no Santuário Padre Reus, em São Leopoldo, após a missa da qual participamos, o 9° Caminho do Sul. O maior percurso em solo brasileiro (687 km) tem como destino Nova Trento-SC, de Santa Paulina. Antes, passando por Imbituba e no dia 23, restando 210 km, quando se incorporara ao 22° Caminho das Santas. Os caminhos têm como objetivo principal: a beatificação do Padre Réus, a santificação da Beata Albertina, de São Luís, Imaruí-SC e a gratidão pela Santa Paulina. O evento, que acontece durante o tempo da quaresma, encerra-se na comunidade de Vígolo, sexta-feira santa.

Refletindo: “À saudosa mãe e à esposa Eva, compartilhando com as leitoras, um afetuoso abraço e beijo nos corações”. Uma ótima semana!

Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal aposentado da Receita Estadual de SC

“Este é um artigo de opinião, cujo teor é de inteira responsabilidade do autor, e não expressa necessariamente a opinião desta entidade, não sendo, portanto, por ela endossado.”