Portal SEF de cara nova

Os avanços dependem dos desafios a que o indivíduo esteja submetido. Para isso é necessária a participação de envolvidos com análises criteriosas e sugestões colhidas. Também, pelo tempo se vê que o estabelecido não atende mais às demandas, prejudicando a clientela dependente. Parte-se então para a remodelagem ou criação de uma nova faceta que vise contemplar esse vazio. Assim, a gerência de Tecnologia da Informação (Getec), juntamente com outros setores da secretaria da Fazenda, desenvolveu um novo site, dando destaque aos serviços da casa e atualizando a tecnologia da informação, que se encontrava defasada. Segundo o secretário Cleverson Siewert, “o lançamento do novo portal marca um novo capítulo na prestação de serviços da Secretaria de Estado da Fazenda”. E vai além: “Com uma plataforma mais moderna, intuitiva e acessível, reafirmamos o compromisso de oferecer um atendimento de qualidade ao contribuinte, acompanhando as demandas e expectativas da sociedade e a constante evolução dos processos”.

Adaptação à mudança

Quando se trata de mudanças sempre há um certo receito. Ao pesquisar tema corriqueiro, e que agora se encontra em outro local ou incerto, gera insegurança e desconforto. E se há pressa, pior é. Talvez o melhor seja relembrar um texto de música: “muita calma nessa hora”. Só o tempo fará com que tais pedras no caminho se tornem menos irregulares, suavizando o caminhar. Mas já se pode perceber, por comentários quando consultado pelo colunista, muitos elogios pelo visual, informações, gama de serviços pertinentes, práticos e ágeis às consultas e obtenção de informações. Com a adaptação às mudanças, se tornarão peças imprescindíveis e logo o antigo será suplantado pelo novo site.

Modernizando o atendimento

Nessa linha de atualização, outro serviço de ponta requer melhor performance para facilitar a vida dos clientes/contribuintes. A acessibilidade tem sido uma das premissas da administração fazendária. A Central de Atendimento Fazendário – CAF, que atende no 0800-048-1515, das 13h às 18h e de segunda a sexta – vem prestando um serviço de qualidade. Também projeta novo layout para breve, reduzindo o número de chamadas. Aproveitando para parabenizar toda a equipe que se envolveu com o projeto: analistas, auditores e demais servidores e terceirizados. Ao nadar de braçadas com a constante subida da arrecadação estadual, ultrapassando nos últimos três meses a casa dos 4 bilhões de reais mensais, tem sim que investir olhando para quem tanto contribui. Modernizar é investimento.

Receita Federal

A exemplo dos formatos construídos na Secretaria da Fazenda com os profissionais da contabilidade, constatado no Sat – Sistema de Administração Tributária, onde se navega de forma ágil e clara em busca de informações e dados de clientes e contribuintes, a Receita Federal do Brasil também implementou ferramentas intitulada de: Meus clientes – Profissional contábil. Com essa plataforma é permitido que os contadores vejam as empresas com as quais têm vínculo no CNPJ e renunciem a esses vínculos de maneira rápida e descomplicada, simplificando processos antes difíceis. Um segundo que trata da permissão para participar de CNPJ, uma ferramenta que protege o CPF de inclusões indesejadas em quadros societários de empresas. Tudo disponível de forma gratuita no país, reforçando a segurança dos dados dos cidadãos e aumentando a transparência das informações. Um avanço onde todos ganham: Receita, contribuinte e contabilista.

Refletindo

“A janela partidária é a prova do jogo político frente ao interesse público.” Uma ótima semana!”

Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal aposentado da Receita Estadual de SC

“Este é um artigo de opinião, cujo teor é de inteira responsabilidade do autor, e não expressa necessariamente a opinião desta entidade, não sendo, portanto, por ela endossado.”