Gato escaldado

Novos governantes, assustados ou precavidos, devido às recorrentes operações em gabinetes e residências de titulares e correligionários com seus antecessores, miram na formação de staff num controle rigoroso, principalmente quanto aos processos licitatórios. Não é nota repetida. Sim, novamente as licitações. País afora e independentes de partido ou ideologia, na hora da “mão grande” não existe diferença. O que é lastimável, claro que sempre há exceções, mas nesse campo o contaminante joio se entremeia ao trigo. Talvez as operações não estejam tão discricionárias ao ponto de se efetuar buscas e apreensões em determinada prefeitura, quando na verdade o processo investigativo fora iniciado em mandatos anteriores ou de até bem antes, mas dando a impressão do fato ser recente.

Ações de controle
Tubarão criou uma secretaria municipal de combate à corrupção e controladoria. Uma espécie de para-choque para que se algum gestor “se aventurar” não seja antes interceptado, evitando a propagação saindo do controle. Atitude salutar, porém, a primeira regra ao exercício de função pública é justamente ser competente e de confiança, em todos os sentidos. Honestidade não é qualidade, mas obrigação. Na mesma linha, Criciúma oficializou a controladoria-geral, fortalecendo o controle e a transparência na gestão pública municipal. Tantas outras com atitudes idênticas. Parece redundante, mas com tantas visitas de Gaecos e com outras programadas, ainda que de surpresa, não deixam de ter razão os atuais gestores, de que gato escaldado tem medo de água fria.

Imposto de renda
Embora anunciado em 17 de março o prazo para a declaração do Imposto de Renda da pessoa física ano-base 2025, somente ontem, Dia da Mentira, que foi disponibilizado a pré-preenchida. Ou seja, algumas informações incompletas, com a modalidade apresentada, passam a favorecer o declarante na sua elaboração. Mas o prazo final continua sendo 30 de maio, às 23h59. Há tempo razoável para recolher a papelada e, caso desconheça como executar o preenchimento, submetê-la à apreciação de um profissional da contabilidade. Aos brasileiros despreocupados e, para não dizer, relapsos, deixar para última hora não será um bom negócio. Pode incorrer em erros, motivando a retenção do Imposto de Renda. Dentre os mais frequentes: despesas médicas não executadas e omissão de algum tipo de rendimento. Os tidos espertalhões, com os cruzamentos da Receita, acabam nas malhas do Leão.

Caminhadas
Peregrinos do 10° Caminho do Sul que partiram de São Leopoldo em 25 passado, depois de contornarem Gramado, Canela e São Francisco de Paula, chegam à região dos Canyons, Cambará do Sul. Próximos a completarem 1/3 do trajeto, seguem firmes nos propósitos de um passo de cada vez, sem atropelos. O tempo tem colaborado e as chuvas, como a de ontem, foram refrescantes. Boa jornada!

Refletindo
 “Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia, com os inferiores é nobreza”. Benjamin Franklin. Uma ótima semana!

Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC

“Este é um artigo de opinião, cujo teor é de inteira responsabilidade do autor, e não expressa necessariamente a opinião desta entidade, não sendo, portanto, por ela endossado.”