Ação participativa
O gestor público sabe que os três eixos primordiais para uma sociedade vencedora – educação, saúde e segurança – têm que estar alinhados, assim como outros setores não menos importantes, como infraestrutura, saneamento básico, economia sustentável e demais áreas, na medida em que as necessidades surgem. O ranking na segurança alcançado por SC na última pesquisa não deixa de ser importante, sem, contudo, distinguir entre atitudes e ações que permeiam a ideologia, politicagem ou até mesmo vaidades de governos, mas sim de política séria, de Estado. E cá encontra-se Tubarão como a terceira cidade mais segura do país. Na década de 90, o roubo e outros crimes na Cidade Azul chamavam a atenção ao ponto de um colegiado regional se predispor a ir ao encontro das autoridades (comandos da Polícia Militar e Segurança) para reivindicar uma atenção maior, reforçando o contingente, assegurando aos tubaronenses maior tranquilidade. O pleito foi atendido e os índices se reduziram.
Razão e paixão
Se com o tempo as informações tendem a falhar, os registros, por sua vez, mantêm-nas acesas. O que é salutar até para confrontar os argumentos que se acaloram na medida em que a paciência se esgota. Refrescando então a memória, o leitor tem ciência de quanto o presidente Lula “azucrinou” a vida do ex-presidente do Banco Central, Campos Neto, pelo motivo de não baixar a taxa Selic, a mãe de todas as taxas. Na época em 12,5% e, com a vinda de Gabriel Galípolo, em cinco meses chegou aos 15%, maior pico dos últimos 20 anos. Há perspectiva de que no próximo ano ela comece a reduzir, dependendo de vários fatores, internos e externos. Sem emoção, tomara!
Golpes na praça
Merecem atenção as vantagens facilitadas via internet. Os idosos e desavisados são as maiores vítimas. Conhecidos já lamentaram perdas, ainda que em montantes não significativos. Tratando-se desse método silencioso e sorrateiro, o negócio é ficar muito ligado. Nada de afobação, aguarde e certifique a veracidade da comunicação e não tome atitude sem o conhecimento dos fatos e sua origem. Quanto aos links e endereços, ignore-os. E se permanecerem as dúvidas, socorra-se a um conhecido de confiança.
Bebidas adulteradas
Ações de fiscalização, prevenção e orientação estão sendo realizadas pelo Procon estadual e os respectivos municipais, quando existentes. O objetivo é garantir a proteção e a segurança do consumidor contra bebidas adulteradas nos estabelecimentos de bares e similares, checando a procedência e combatendo produtos falsificados, sonegados etc. Embora em SC não tenha ocorrido intoxicação por metanol, a operação segue, até para tranquilizar a sociedade consumidora.
Imposto de renda
É esperada para hoje a votação pelo Senado sobre isenção de até R$ 5 mil do Imposto de Renda. De Alagoas vem a briga de ego das lideranças que estão barganhando com o Planalto.
Refletindo
“Defenda-se com sorriso, ofenda com o silêncio e vença com a indiferença”. Ótima semana!
Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal aposentado da Receita Estadual de SC
“Este é um artigo de opinião, cujo teor é de inteira responsabilidade do autor, e não expressa necessariamente a opinião desta entidade, não sendo, portanto, por ela endossado.”
