Valorizando o comércio local

As políticas nacionalistas e de proteção de mercado (lei da informática), em regimes centralizadores ou de situações críticas, têm seu grau de relevância. Entretanto, quando as oportunidades são podadas e somente o essencial é ofertado, as escolhas tornam-se quase que carimbadas. Então, concordando ou não e sem considerar erros ou acertos, o negócio é encarar o que está mais à mão.

Grandes redes e conglomerados, cujos comércios estão permitidos funcionar ou não, nem sempre se encontram próximos às residências. Esses possuem fôlego suficiente para superar crises passageiras, dando férias coletivas, utilizando-se de mecanismos disponíveis no mercado.  Por outro lado, os pequenos negócios, se não comercializarem seus produtos, em um curto espaço de tempo poderão perecer. Por necessidade em aquisição, facilidade de locomoção, atendimento diferenciado, entrega a domicílio, alimentos e remédios essenciais à sobrevivência, o comercio local é conhecido, prático e menos dispendioso.

A sobrevida a esses pequenos contribui para o giro da economia, propiciando renda, emprego e impostos. E assim o mercado local será valorizado.

Caminhada das santas
Um trajeto inspirado na fé, iniciado por quatro médicos, e que religiosamente por duas décadas vem sendo peregrinado durante a Semana Santa, foi abruptamente interrompido por conta da Covid-19. O evento expandiu-se e, nas últimas empreitadas, o número de participantes chegou a 40, que perfazem em sete dias o percurso de 210km entre as cidades catarinenses de Imbituba e Nova Trento.

Bela coincidência, pois ontem, quando se celebrava o Dia Mundial da Saúde, no auge da pandemia que atinge mundialmente a população, esses mesmos autores seguiam com suas missões. Pois bem! Durante a caminhada, dedicam-se a cuidar dos companheiros. Ao longo do caminho, servem a comunicado que os aguarda para consulta, para receber algum medicamento, atestado, receita ou afago. Agora, sentem muito as ausências. Porém, esses personagens, assim como os demais peregrinos, não caminharam. Permaneceram nas suas cidades, e cada qual, dentro das suas especialidades e profissões, a praticar seus apostolados. Nos casos dos médicos, salvando vidas. A coluna rende justa homenagem a esses e a todos os profissionais da saúde com as bênçãos divina.

Atitudes nobres
Em momentos difíceis, não tem como ignorar do que as pessoas são capazes. Não se descuide daqueles que se aproveitam da oportunidade para praticarem atos nocivos. Chocam, mas as fake news, assim como as conspirações, entopem as mídias, provocando a luta não com armas físicas, mas usando uma fatal, as palavras.

Felizmente, há muito de bom sendo realizado. Cestas básicas, depósitos em contas para abrigos de idosos, casas de acolhimento, aquisição de materiais e equipamentos para hospitais. O que não faltam são oportunidades em participar com doações ou boas ações na sua comunidade. O pouco, para quem precisa, poderá ser muito.

Prazos do ICMS

O projeto de lei aprovado com alarde pela Assembleia Legislativa na última semana prorrogando os prazos de pagamento do Simples Nacional e também das empresas normais que não estão operacionalizando aguarda manifestação do Executivo. Mas o próprio governo disse que vetará. E que poderá construir algo na mesma linha, com o aval dos técnicos da Fazenda. Está na hora de os poderes tirarem um tempo para discutir os projetos importantes e de forma consensual. Esse cabo de guerra, com cheiro de politicagem, só consome energia e aumenta o descrédito diante da população. Diálogo, senhores!

Refletindo
“Deixe-se envolver pela paz, na certeza de que tudo vai passar”.  Uma ótima semana e FELIZ PÁSCOA!

Por Pedro Herminio Maria – Auditor Fiscal da Receita Estadual SC