Em busca da rota perfeita

A comitiva do primeiro escalão do governo não se atentou que para navegar em mar revolto são fundamentais embarcação e tripulação devidamente preparadas ao enfrentamento de tempestades. Onde estavam aqueles que não se preveniram? Afinal, nem todos a bordo são marinheiros de primeira viagem. Nesse meio, há quem conheça muito de vento e da política governamental. Quesitos imprescindíveis de atitudes, conhecimentos, posturas, diálogos que, traduzindo, se revertem numa boa política nas relações dentro e fora da organização.  Superados os deslizes de início pelo fato da nova forma de governar, a falta de tato e de conduta com autoridade e não autoritária pecou na relação com o parlamento, adepto a afagos. Com a nau à deriva, todos à procura de botes salva-vidas, manifestadas em carta aberta aos catarinenses. Diga-se de passagem, deveria ter sido publicada lá em abril, quando o tempo estava calmo. Com o episódio do impedimento ora em pauta, e a maioria do parlamento a colocar gasolina na caldeira, não há detentor de cargo que resista. Nem mesmo seus antecessores, que só suportaram pela quantidade de bombeiros na tribuna. Prefeitos, então, nessa tormenta, seriam esmagados pelas ondas.

Se não for tarde, há que se alterar muito a forma de conduzir o Estado sem perder a postura ética e com muito diálogo franco. Se velha ou nova, a arte da política está em governar trabalhando no coletivo sem esquecer da coletividade, retomando a rota.

Auditor fiscal

A data celebrada em 21 de setembro, coincidente com a da árvore, leva à reflexão sobre a sua abrangência. Uma das mais significativas importâncias das árvores é a ambiental: sua essência ao equilíbrio do planeta, controles da temperatura, umidade, chuva, manutenção da biodiversidade e produção de frutos. Numa analogia, a classe dos auditores fiscais, carreira de estado, tem como missão prover os recursos necessários a uma sociedade para alcançar o desenvolvimento socioeconômico. Com o ingresso de receita nos cofres públicos, possibilita ao Estado prestar serviços de qualidade, aplicando nas áreas essenciais, como saúde, educação e segurança. De importância sem igual; é através do trabalho do auditor fiscal que os demais poderes desfrutam dos benefícios garantindo a oportunidade da realização de serviços condizentes à sociedade. Parabéns!

Parceiros da contabilidade
Ficou no passado a figura do contribuinte tremendo ao deparar em seu estabelecimento com autoridade fiscal, ainda que na presença de alguém dos setores contábil ou financeiro para esclarecer dúvidas. Com o passar dos anos e as constantes interações entre as classes, as distâncias se tornaram pequenas e as pontes foram se estabelecendo. Atualmente o fisco catarinense tem nos profissionais da contabilidade, cuja data foi celebrada em 22 de setembro, o parceiro de ponta. Nas discussões a respeito da construção de qualquer ferramenta ou procedimento referente aos trabalhos visando ao cliente/contribuinte, são chamados a conversar. O resultado de anos de construção já se pode ver nos frutos colhidos por todos: fiscalização, contabilidade e empresariado.

Operação correios
Concorrer de forma ilegal é característica encontrada por todos os meios e por todos os cantos. As compras via Correios é uma delas. Muitos utilizam desse método adquirindo produtos de origem duvidosa e sem qualquer comprovação do pagamento do imposto devido. A secretaria da Fazenda, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, efetuou várias operações na Central de Distribuição, em São José, encontrando diversos produtos irregulares, como joias e eletrônicos. Os proprietários foram obrigados a recolherem o imposto devido, acrescido de multa. Essa operação poderá ocorrer em outras regiões. Portanto, ao comprar, exija sempre nota fiscal.

Refletindo
“Uma nação é feita de referências, acima de preferências ideológicas e de projetos de poder”. Murillo de Aragão.

“Perceba o risco, proteja a vida” – Semana nacional do trânsito. Uma ótima semana!

Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC