51397983526 0f8da5bed2 c

Duas áreas do governo do Estado passaram a receber mais atenção nos últimos meses da secretaria da Fazenda: infraestrutura e educação. Além da questão orçamentária, a preferência para os dois setores tem uma explicação estratégica. Nos planos do secretário da Fazenda de Santa Catarina, Paulo Eli, investimentos nessas áreas vão ajudar o Estado a alavancar ainda mais a arrecadação para os cofres públicos.

Ao colocar dinheiro em rodovias estaduais e federais, além de outras obras de infraestrutura, Eli entende que haverá o estímulo para a instalação da novas empresas e a manutenção daquelas que dependem da questão logística para se desenvolver. Para os próximos três anos, o Estado deve colocar R$ 7 bi em novas frentes de obras, segundo o planejamento da Fazenda. Nos bastidores, Eli tem sido um incentivador: “só não começamos mais obras por falta de projetos concluídos”.

Já na educação, o secretário aposta no novo Ensino Médio. Para isso, abriu o cofre de investimentos. Eli diz que a formação profissionalizante dos estudantes vai qualificar a mão de obra, necessária para o desenvolvimento das empresas. Ao mesmo tempo, os profissionais vão conseguir emprego com mais qualificada para contribuir na renda das famílias.

Previdência

Com o foco em aumentar a arrecadação, Paulo Eli também fica de olho no déficit previdênciário. Mesmo com a reforma aprovada na Assembleia, o Estado ainda precisa retirar dinheiro do cofre para cobrir a aposentadoria dos servidores estaduais.

Com investimento em infraestrutura e educação, o secretário afirma que a arrecadação terá aumento e, consequentemente, o déficit será pago com mais facilidade. O planejamento financeiro de Eli para o Estado prevê ações até 2035.

Via NSCTotal – Coluna Ânderson Silva