Na esteira da demora na aprovação das reformas pelo Congresso Nacional e diante de ameaças como uma eventual greve dos caminhoneiros, a confiança do empresário catarinense do setor da indústria caiu pela terceira vez esse ano. Em abril, segundo a pesquisa da Fiesc, divulgada nesta segunda-feira (22), fica em  60,8 pontos. Quanto mais acima dos 50 pontos, maior é a confiança dos empresários. O índice catarinense permanece otimista, mas esta é uma das maiores quedas já registradas na série histórica, iniciada 2010.

Dos componentes do ICEI ( Índice de Confiança do Empresário Industrial), houve queda de 2,9 pontos do indicador de condições atuais, influenciada pela percepção dos empresários em relação à economia brasileira. A queda na confiança geral, contudo, foi puxada pelo indicador de expectativas futuras, que apresentou retração de 6 pontos. Neste caso, o menor otimismo está ligado à economia nacional (-6,6 pontos), mas as expectativas para a economia do estado (-5,2 pontos) e das empresas (-5,6 pontos) também sofreram reduções significativas.

grafico e1555962221876

O ICEI nacional recuou para 58,4 pontos em abril. Esta é a terceira queda consecutiva do indicador, que caiu 0,2 ponto em fevereiro, 2,6 pontos em março e 3,5 pontos em abril. Com a maior queda dos últimos meses, conforme pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice totaliza 6,3 pontos de recuo nos últimos três meses e volta a ficar abaixo dos 60 pontos, o que não ocorria desde outubro de 2018.

Via ND Notícias