O índice de confiança dos empresários da indústria de Santa Catarina registrou expressiva alta de 12,1 pontos entre outubro e novembro, passando a registrar 66,6 pontos. Esse resultado é o maior da série histórica mensal, iniciada em 2010. A expressiva alta do ICEI no mês foi impulsionada especialmente pelo indicador de expectativas do empresário.

Dos componentes do ICEI, os empresários catarinenses percebem que há uma melhora no indicador de condições atuais, cujo indicador foi de 56,1 pontos, uma alta de 7,5 pontos em relação a outubro. O índice de expectativas aumentou 14,2 pontos, demonstrando o otimismo dos empresários para os próximos meses. Os resultados da sondagem industrial, que serão divulgados na próxima segunda-feira, dia 26, indicam que a melhora das perspectivas futuras está associada ao novo cenário político. Os empresários catarinenses destacaram que estão mais confiantes com a equipe que irá assumir o governo e com a melhora no ambiente econômico.

Crescimento generalizado

A confiança do empresário da indústria de transformação atingiu 67,1 pontos em novembro, registrando alta de 11,2 pontos na comparação com o mês anterior. Os componentes de condições e expectativas também impulsionaram o crescimento da confiança. Seguindo o aumento generalizado da confiança, o Icei da construção cresceu 18,2 pontos no mês, somando 63,5 pontos.

Em nível nacional, o índice de confiança atingiu 63,2 pontos em novembro, o maior patamar desde setembro de 2010. A última vez que o índice superou 60 pontos foi em março de 2011, informa pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com a alta de 9,5 pontos registrada no mês em comparação a outubro, o índice está nove pontos acima da média histórica, que é de 54,2 pontos.

Os resultados indicam que a melhora das perspectivas futuras está associada ao novo cenário político. Os empresários catarinenses destacaram que estão mais confiantes com a equipe que irá assumir o governo e com a melhora no ambiente econômico.

Euforia

O resultado do levantamento mostra claramente que há euforia no meio empresarial. As sinalizações que vêm da equipe do próximo presidente, Jair Bolsonaro, e as respostas que o mercado vem dando são evidentes elementos a animar o ânimo de investidores. Nas duas últimas semanas, algumas corporações já anunciaram investimentos de grande monta em diferentes locais do país – inclusive em Santa Catarina, onde WestRock e BMW vão aplicar uma montanha de dinheiro em ampliação de seus negócios.

O retorno do nível de emprego ao período pré-crise e a criação de 9 mil vagas nos dez primeiros meses deste ano apenas em Joinville – no Estado, foram 54,8 mil – é mais um fator positivo: empresas só contratam trabalhadores quando enxergam mais vendas adiante.

Índice de Confiança da Indústria

Santa Catarina – 2018

Janeiro: 61,18

Fevereiro: 62,5

Março: 61,6

Abril: 57,6

Maio: 55,8

Junho: 47,5

Julho: 48,7

Agosto: 53,8

Setembro: 53,7

Outubro: 54,5

Novembro: 66,6

Fonte: Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Onda de otimismo

Outra pesquisa mostra sentimento semelhante. Feita pela Acrefi/Kantar TNS, com mil entrevistados de todas as regiões do país, 66% dos brasileiros acreditam em crescimento da economia e 52% apostam que os juros vão cair; mais da metade (51%) acredita que vai melhorar a oferta de crédito; e 54% estimam que o consumo também acompanhará a expectativa positiva.

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz