Enalto Gondrige assume a Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento nesta segunda-feira, 24

Esta segunda-feira, 24, inicia com muitas reuniões nas dependências da Secretaria da Fazenda e Planejamento do município de Mafra. O objetivo do contador da Fazenda Estadual recém-empossado secretário Enalto de Oliveira Gondrige, é reunir os servidores e, numa de troca de informações tomar ciência da real situação financeira do município. O próximo passo será definir um cronograma de ações efetivas, que proporcionem alcançar resultados positivos, destacou Gondrige.

“É de meu conhecimento o atraso na prestação de informações contábeis e financeiras junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Governo Federal”, esclarece o secretário, que define como meta urgente resolver a situação e manter a regularidade perante os órgãos fiscalizadores. Ressalta ainda que somente com as contas municipais regularizadas serão viabilizadas transferências voluntárias do Governo Estadual e Federal, tão importantes para uma boa gestão e condizente com a expectativa da população mafrense.

Segundo Gondrige, é notório que a prefeitura enfrenta sérias dificuldades financeiras e estruturais, entretanto, ações conclusivas já estão sendo comemoradas pela atual administração. Entre estas ações, o reparcelamento das dívidas com o Instituto de Previdência do Município de Mafra (IPMM), também com o Plano de Assistência a Saúde dos Servidores Municipais de Mafra (Plassma), bem como com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), aprovado pelos vereadores em sessão na Câmara de Vereadores de Mafra no mês de julho deste ano.

Próximos passos

O secretário Municipal pretende reformular o sistema de informações para que os serviços sejam disponibilizados através da internet. Segundo ele, a tendência é que os governos sejam eletrônicos, facilitando para o munícipe, por exemplo, emissão de certidões, pagamentos de tributos, tramitação de processos de formaeletrônica, entre outros.

“O cenário é desafiador, mas tenho convicção que com bastante trabalho, empenho e auxílio dos servidores municipais conseguiremos juntos emplacar conquistas importantes para o desenvolvimento de Mafra”, finalizou Gondrige.

Formação acadêmica e profissional

Enalto de Oliveira Gondrige é servidor efetivo do Estado de Santa Catarina à disposição do município de Mafra. Ingressou no serviço público Estadual em 2005 como contador da Fazenda Estadual atuando na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Mafra (SDR-Mafra). Nos últimos anos respondeu também pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Canoinhas (SDR-Canoinhas). Em 2012, atuou temporariamente como Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional em Mafra.  Atualmente é professor na área de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade do Contestado (UnC). É graduado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e mestre pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de Perito Criminal Federal na área contábil, formado em 2014 pelo Departamento de Polícia Federal.

Via SEFAZ/SC