Após reunião ontem com autoridades da Coreia do Sul, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ligou para o governador Raimundo Colombo para informar que o país asiático prevê mais dois meses para a autorização do início das compras de carne suína do Estado. Falta ainda a etapa de fiscalização das plantas industriais catarinenses por técnicos do serviço sanitário coreano e a assinatura das autorizações para negócios. Segundo o governador, é uma informação importante porque permitirá ingressar no quinto maior mercado mundial de carne suína e ampliar as exportações do produto.

As compras anuais coreanas somam cerca  de 600 mil toneladas. As estimativas são de que SC conseguirá exportar cerca de 30 mil toneladas por ano ao país quando forem liberados os negócios. Colombo esteve naCoreia do Sul no início de julho para tratar do tema. Foi acompanhado do secretário de Agricultura, Moacir Sopelsa e de representantes empresariais, como o diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes de SC (Sindicarnes), Ricardo Gouvêa. Naquela viagem, também foi destacado o avanço das negociações.

Além de carne suína, Maggi quer ampliar as vendas de carne bovina. É que enquanto o Brasil importa carros e smartphones da Coreia, vende itens de menor valor agregado. Por isso, a balança comercial entre os dois países movimenta apenas US$ 5 bilhões.

Para ampliar as exportações agrícolas, Maggi participou do G-20 até terça e seguiu para a Coreia do sul, Tailândia, Myanmar, Vietnã, Malásia e Índia. A meta é elevar de 7% para 10% a presença do Brasil no comércio agrícola internacional.

Via DC – Coluna Estela Benetti