enchente alto vale

Os empréstimos do Pronampe Emergecial SC terão 12 meses de carência e mais 36 meses para pagar

Nesta segunda-feira (18), todas instituições financeiras que vão operar a linha de crédito especial para empresas atingidas pelas enchentes em Santa Catarina, o chamado Pronampe Emergencial SC, estão aptas a fazer contratos. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), iniciou neste dia as operações em parceria com cooperativas de crédito em todo o Estado

Na semana passada, o Badesc, Agência de Fomento de Santa Catarina, já havia começado  as contratações tanto no próprio site, o www.badesc.gov.br, quanto em cooperativas de crédito parceiras.

A demora entre o anúncio e o início da liberação dos recursos foi necessária para aprovação na Assembleia Legislativa e ajustes dos sistemas de tecnologia dos bancos. Os recursos serão para capital de giro de empresas da indústria, comércio e serviços.

Os sistemas cooperativos parceiros do programa pelo BRDE são o Sicoob, Sicredi, Ailos Cresol Sicoper, Cresol Central, Cresol Baser, Sulcredi/Crediluz, Uniprime Ouro, Sulcredi Ibiam, Sulcredi São Miguel do Oeste, Crediseara, e Sistema Cresol. A maioria dessas instituições também é parceira do Badesc.

Essa linha de crédito, especial para micro e pequenas empresas, é a mais barata do mercado por ter juros subsidiados. Empresas em municípios que decretaram estado de calamidade pública terão 100% dos juros pagos pelo governo do Estado e as que estão em municípios que decretaram estado de emergência, terão 50%.

O custo desses empréstimos é taxa de juros Selic, que atualmente está em 11,75% ao ano, mais 6% ao ano para as despesas operacionais. As empresas podem solicitar até R$ 150 mil, terão carência de 12 meses e mais 36 meses para pagar.

Durante o lançamento da Estação Verão, sexta-feira (16), o governador Jorginho Mello afirmou que muitas empresas enfrentam grandes dificuldades para continuar atividades porque foram afetadas pelas águas diversas vezes.

Outras, tiveram elevadas perdas. Ele citou como exemplo uma empresa do setor têxtil do Vale do Itajaí, que teve o parque fabril atingido pelas águas e  perdeu 82 modernas máquinas de confecções.

– Em cidades que decretaram calamidade pública, o  governo do Estado está bancando o juro para fazer com que essas pessoas se reergam, não desanimem. A situação da inflação está aí, as taxas de juros são muito altas. Por isso temos que estar unidos para Santa Catarina dar resposta muito rápida. Eu sempre digo que Santa Catarina o último estado que entra numa crise o primeiro que sai pela qualidade da sua gente – comentou o governador.

O presidente do BRDE, João Paulo Kleinubing, destacou que a instituição está atendendo pedido de Jorginho Mello para prover crédito para as empresas afetadas pelas enchentes.

– Queremos que esse recurso chegue rapidamente e sem burocracia para quem mais precisa. Nossas equipes estão preparadas para atender a demanda urgente de apoio aos empresários – disse Kleinubing.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti