GNVCarroPatrickRodrigues

Cálculos da concessionária SCGás apontam que vantagem do gás natural veicular frente à gasolina chega a 33%

No início deste ano, entraram em vigor em Santa Catarina novas tarifas de gás natural, com reduções para todos os grupos de consumidores. A maior queda, de -8,59%, foi no gás natural veicular (GNV). Com isso, atualmente, o motorista tem uma vantagem de 33% no uso do GNV frente a gasolina, explica a concessionária SCGás.

Para deixar mais clara essa diferença favorável ao gás natural, a empresa cita exemplo de um motorista de aplicativo, que trafega 3.000 quilômetros por mês. Se ele optar pelo GNV ao invés da gasolina, terá uma economia mensal de R$ 750.

O presidente da SCGás, Otmar Müller, destaca que a desvantagem para os consumidores ocorreu em 2022, quando o Congresso Nacional aprovou redução de tributos somente para gasolina, diesel e etanol.

– Houve uma queda muito expressiva do consumo na época da desoneração da gasolina e do diesel e o gás não foi beneficiado pela desoneração. Então, a redução do consumo foi da ordem de 40% em SC. Só que essa situação já se reverteu. Hoje, o gás natural veicular (GNV) já tem uma vantagem de 33% em relação à gasolina. Mas o mercado ainda não percebeu isso – explica Otmar Müller.

Antes dessa mudança tributária, SC tinha cerca de 115 mil veículos adaptados para uso também de gás natural. Mas na fase da desvantagem, menos de 100 mil continuaram usando gás.

Agora, para voltar à normalidade, além de informar as vantagens, a SCGás realiza uma campanha para motoristas que colocarem o kit de gás natural. Eles ganham um cartão de R$ 2 mil para abastecer o veículo na rede de postos que atuam com o combustível. O benefício é limitado a 300 veículos e vai até dia 13 de fevereiro. Santa Catarina conta com distribuição de gás natural nas cidades da faixa litorânea, que inclui também São Bento do Sul, o Alto Vale do Itajaí e Lages (Distribuição local). São 140 postos em 50 municípios

Via Nsc Total- Coluna Estela Benetti