Dados sobre a produção industrial regional divulgados ontem pelo IBGE confirmam o estado crítico do setor, mas mostram que a situação está menos ruim na região Sul. Em SC, no mês de fevereiro na comparação com o mesmo período do ano anterior houve queda de 4,8%; no Rio Grande do Sul, retraiu 5,5% e no Paraná, 9%. Na comparação com o mês anterior, janeiro, a indústria catarinense recuou 3,3%; no bimestre a variação foi negativa em 8% e nos últimos 12 meses, em 7,9%.

Um alívio, com forte influência sazonal, foi a alta de 7% na produção de moda e acessórios no Estado. Segundo o levantamento, 10 dos 12 setores industriais pesquisados tiveram queda no período acumulado de janeiro e fevereiro. Os principais resultados negativos foram dos produtos de metal (-26,8%), metalurgia (-23,7%), máquinas e equipamentos (-13,4%), produtos de minerais não metálicos (-16,5%), borracha e de material plástico (-12,6%); e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-11,2%)

.No mesmo período, os maiores resultados positivos foram alcançados pelo setor de confecção de vestuário e acessórios (7,0%). As maiores expansões ocorreram na produção de conjuntos de malha femininos e masculinos, camisas, blusas e semelhantes (de malha) de uso feminino, vestuário e seus acessórios de malha para bebês e confecções de uso masculino.

 

Via Blog Estela Benetti