Aconteceu nos dias 20 e 21, em Belo Horizonte (MG), a 61ª reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ) com a presença de representantes de 20 Estados, focados nas ações de aprimoramento e fortalecimento das administrações fazendárias estaduais, no âmbito da gestão de pessoas.
O fato marcante foi a presença do secretário de Estado da Fazenda de Minas Gerais, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva, que, junto com outras autoridades fiscais, enaltece ainda mais a gestão de pessoas nas importantes pastas. Deixando claro de que a capacitação em pessoas é fundamental para obtenção de bons resultados e, sobretudo, que se trata de investimento e não de despesa.
Os trabalhos seguiram com o desenvolvimento das ações das equipes de elaboração de manuais digitais do GDFAZ. Resumidamente, foram estas as ações realizadas: a apresentação do manual sobre Gestão por Competência no Confaz de MG, em 13/7/17; do Plano e Trilhas de Capacitação, que será disponibilizado em dezembro, no último Confaz. A agenda também elenca trabalhos a serem apresentados nos próximos três anos, dentro os quais: gestão do desempenho, políticas para realização de atividades fora do local de trabalho (home office), estratégia de pessoas, inovação na administração pública, preparação para a aposentadoria, constituição de uma escola fazendária, curso de formação e ambientação do servidor, clima organizacional. Uma agenda voltada para capacitar e desenvolver pessoas.

 

Atitude positiva

Na extensa programação, palestrantes abordaram temas importantes, como “Atitude positiva – Superação”, proferida pelo estudante de direito e ator David Cesar que, com muita sabedoria e humor, compartilhou sua história de vida, demonstrando como a perseverança, motivação e atitude são importantes para que objetivos sejam alcançados. Cesar, que é portador da síndrome de Hanhart (deficiência genética que acarreta a falta de membros superiores e inferiores) é forte testemunho de que, no atual momento de crise, suas palavras se colocam como um exemplo de que, a despeito das condições que nos são impostas, somos capazes de nos transformar, de nos reinventar e de superar nossos limites.
Buscar o novo

Para ele, a história não é de superação porque tem ausência dos membros superiores e inferiores. E que podia ter uma história de comodismo, até. Mas acha que a superação, que a vontade de conquistar as coisas, vem da vontade de viver, e é o que passa aos ouvintes. Afirma que a energia é uma vontade indomável de achar o novo, buscar o que ainda não viveu.
Conduzindo mudanças

O evento contou ainda com a palestra “Do indivíduo à organização: os desafios de conduzir mudanças”, proferida pela psicóloga Sandra Regina Fortunato Andrade Silva, servidora da SEF/MG. Destacou os desafios enfrentados ao se implementar alterações em nossas vidas, bem como os fatores que permeiam a motivação das pessoas no engajamento a esse processo de mudanças, afim de que estas se tornem duradouras.

 

Escola Fazendária-MG

E por sinal, na área de pessoas Minas Gerais deixa muita gente boa para trás. A estrutura que a Superintendência de Recursos Humanos, sob o comando de Blenda Couto dispõe, é de cinema sobre todos os aspectos. Compõe atualmente as diretorias de Administração de Pessoal, dirigida por Aulo de Medeiros Filho e a de Desenvolvimento de Pessoas, pelo colega Erich de Araújo Alves. Em andamento a reestruturação que dentre outros setores a implantando a Escola Fazendária.

 

Via Coluna Fisco e Cidadania – Por Pedro Hermínio Maria