23

Maior encontro de cidades inteligentes de Santa Catarina, o Summit Cidades 2023 terá entre seus palestrantes dois diretores da Secretaria de Estado da Fazenda: a auditora de finanças Graziela Luiza Meincheim e o auditor fiscal Renato Lacerda. Ela está à frente da Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF/SEF) e ele da Diretoria de Desestatização e Parcerias (DIDE/SEF). A programação ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho, no Centrosul, em Florianópolis.

A diretora Graziela apresentará dois cases da DCIF: Balanço Geral do Estado de Santa Catarina – Prestando Contas a Quem Paga a Conta; e Balanço Cidadão – Formando Cidadãos Mais Participativos da Gestão Pública.

O Balanço Geral do Estado formaliza a prestação de contas do governador, mostrando em detalhes a gestão orçamentária e financeira do Governo de Santa Catarina. Já o Balanço Cidadão consiste em uma iniciativa inovadora de simplificação das contas públicas, buscando instigar o interesse dos catarinenses a um acompanhamento mais próximo da gestão pública. Ambas as publicações são pensadas para tornar a leitura compreensível e atrativa aos cidadãos.

O convite para apresentar os balanços, destaca a diretora, partiu do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, um dos parceiros institucionais do Summit Cidades 2023. Além do reconhecimento à qualidade do trabalho realizado, a proposta temática da programação coincide com a finalidade das publicações.

“O evento tem como foco o desenvolvimento das cidades. Portanto, o aprimoramento dos instrumentos de transparência da gestão pública contribui fortemente para uma maior participação dos cidadãos na propositura de melhorias das políticas públicas, assim como para o fortalecimento da democracia”, reforça Graziela.

Auditor fiscal e responsável pela atração de investimentos para o Estado, o diretor Renato Lacerda irá participar do painel “Smart Cities e Atração de Investimentos para a Região”. A proposta é que Lacerda compartilhe as experiências na missão de promover e atrair novos investimentos para Santa Catarina. A exposição também terá as participações da gerente-geral do Investe Recife, Maria Cristina de Oliveira e Luna, e do empresário Adalberto Netto.

Promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) e outras instituições, o Summit Cidades vai abordar temas como Desenvolvimento Econômico, Educação, Inclusão Social, Mobilidade Urbana, Turismo, Saneamento e Internacionalização de Cidades. A programação é voltada a prefeitos, vereadores, gestores públicos, empresários e para a comunidade acadêmica. Os ingressos estão disponíveis neste link.

22

Palestrante: Graziela Luiza Meincheim

26 de junho – 1:00 pm – 2:00 pm

Balanço Geral do Estado de Santa Catarina – prestando contas a quem paga a conta