img 0981 0

Capacitação in company “Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público” está sendo realizada na Escola Fazendária, em Florianópolis

A Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG) da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina deu início nesta quarta-feira, 11, ao curso “Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público”. No total, 40 servidores públicos participam do treinamento, entre estes, 34 servidores da SEF/SC, três contadores das empresas dependentes, um representante do Tribunal de Contas do Estado, um do Ministério Público de SC e um do Tribunal de Justiça do Estado.

O objetivo é a capacitação dos servidores na elaboração de notas explicativas que compõem o Balanço Geral do Estado de Santa Catarina e os Balanços Anuais de órgãos e entidades, visando melhor evidenciação nas Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público de Santa Catarina.

“Os Balanços produzidos no Estado já são referência no Brasil, mas isso não significa que não devemos buscar cada vez mais aperfeiçoar o nosso trabalho. Com o curso que iniciamos hoje, os servidores irão desenvolver habilidades baseadas em Notas Explicativas do setor privado e de entidades internacionais”, afirmou a contadora da Gerência de Estudos e Normatização Contábil da DCOG Michele Roncálio.

O curso, que terá 20 horas, está sendo realizado até esta sexta-feira, 13, na sede da Escola Fazendária, em Florianópolis.

Sobre o Balanço Geral do Estado

A divulgação do Balanço Geral do Estado subsidia o processo de avaliação das contas públicas em benefício da transparência da gestão fiscal e do controle social. É observando esses dados que o cidadão pode acompanhar a aplicação dos recursos públicos e conhecer os principais programas e projetos governamentais. A publicação apresenta uma visão geral do Estado, contendo os principais indicadores sociais e econômicos: nível de emprego, taxa de analfabetismo, exportações, importações, produção industrial. Traz também a gestão administrativa e financeira do governo, com destaque para arrecadação, investimentos, cumprimento dos gastos com saúde e educação e limites com folha de pagamento e endividamento. Além disso, o material destaca os demonstrativos contábeis que evidenciam a situação patrimonial do Estado (bens, direitos, caixa, contas a pagar, cont’  as a receber, despesas com folha, custeio, investimento).

 

Via SEFAZ/SC