img 1710 53022832846 o scaled

Representantes do Sindicato dos Fiscais da Fazenda de Santa Catarina (Sindifisco/SC), liderados pelo presidente José Antônio Farenzena, participaram na última terça-feira, 4, em Brasília, do Pré-Fórum Internacional Tributário (Pré-FIT 2023). O evento, realizado no Auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados, colocou em pauta a Reforma Tributária, sob o questionamento “Pobre no orçamento e rico no Imposto de Renda?”.

Ponto central das discussões, o projeto “Reforma Tributária Solidária, Justa e Sustentável”, que tramita na Câmara dos Deputados, deve ser analisado no próximo dia 16 de julho. Além de parlamentares e auditores fiscais de todo o país, participaram do evento os professores e economistas Eduardo Fagnani e Pedro Humberto B. de Carvalho Júnior.

Para o presidente do Sindifisco/SC, José Antônio Farenzena, a participação do Pré-FIT 2023 foi fundamental para conversar com lideranças parlamentares sobre a aprovação da reforma, contanto que ajustada em determinados pontos. “Entendemos a urgência da aprovação desta matéria para o país, porém destacamos a necessidade de ajustes no texto para resguardar as prerrogativas dos auditores fiscais e mitigar impactos negativos à autonomia dos Estados e ao pacto federativo”, defende Farenzena, que também conversou com o deputado Reginaldo Lopes (PT), relator da matéria na Casa.

Além de Farenzena, integraram ainda a comitiva do Sindifisco/SC o diretor de Assuntos Jurídicos, Clóvis Jacoski, o diretor de Relações Parlamentares e Institucionais, Eduardo Lobo, o Diretor Thiago Chaves e o auditor fiscal Rogério Macanhão.

O Pré-FIT 2023 é organizado pelo Sindifisco Nacional, pela Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Anfip) e pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco).

img 1788 53022832706 o Copia 800x533 1
img 1886 53022832491 o 800x533 1