O Índice de Performance Econômica das Regiões de Santa Catarina (IPER-SC) registrou crescimento de 0,18% no primeiro trimestre de 2019 em relação ao último trimestre de 2018. Nos últimos 11 trimestres este é o segundo pior resultado registrado na economia catarinense nesta base de comparação. Na base de comparação no acumulado em 12 meses a performance vem demostrando uma tendência de queda, explica o economista da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Leonardo Alonso Rodrigues.

— A tendência para os próximos meses para a economia de Santa Catarina é o de atenuar esse movimento de queda, porém, não capaz de promover um crescimento maior em 2019 dos que já foram obtidos nos dois últimos anos.

Santa Catarina cresceu 1,74% no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Nesta base de comparação, a expansão foi maior apenas do que o do primeiro trimestre do ano de 2016, quando o Estado registrou queda de 13,90%. Nos últimos 12 meses (até março de 2019), SC cresceu 5,16%.

Entre as regiões do estado, as que registraram maior crescimento no primeiro trimestre de 2019 em relação ao último trimestre de 2018 foram as regiões do Oeste (+) 2,25% e Sul (+) 0,93%. No Norte houve crescimento praticamente nulo – alta de apenas 0,22%.

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz