A economia catarinense é uma das que podem ser mais beneficiadas caso o novo governo federal consiga fazer a reforma da Previdência e aprovar outras melhorias para o ambiente econômico. O Estado já vinha sendo mais procurado por investidores por apresentar melhores condições de competitividade como trabalhadores qualificados, logística, mais segurança e menor carga tributária. O Instituto do Meio Ambiente informou que os projetos que esperam licenciamento somam perto de R$ 70 bilhões.

– A Investe SC (Agência de Investimentos do Estado) tem muitos projetos em andamento que dependem da recuperação econômica do país e do novo alinhamento político – afirma o secretário da Fazenda, Paulo Eli, para quem um grande desafio do novo governo estadual é estruturar o setor de licenciamentos.

R$ 532 mi em portos

O setor portuário privado é o segmento de logística que mais cresce no Estado. Estão previstos investimentos de R$ 532 milhões em 2019 após a execução de R$ 1,8 bilhão nos últimos cinco anos. Os dados são da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). Segundo a diretora da entidade, Luciana Guerise, que participou esta semana do 5º Congresso de Desempenho Portuário (Cidesport) realizado pela Unisul em Florianópolis, os novos projetos para o ano que vem são o porto Mar Azul, em São Francisco, para receber bobinas de aço e orçado em R$ 200 milhões; o terminal turístico da Bontur, de Balneário Camboriú, por R$ 330 milhões e R$ 2 milhões para ampliação do terminal Teporti, em Itajaí.

– O setor portuário privado projeta investir mais. O que cobra do governo é regulação, infraestrutura, desburocratização e segurança jurídica – afirma Luciana Guerise.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti