carteiradetrabalhoagenciabrasil 9

Levantamento do Sebrae aponta que mais de 14 mil empregos formais foram criadas por micro e pequenas empresas em fevereiro

Das 19.683 contratações feitas em Santa Catarina durante o mês de fevereiro, 75,75% foram feitas por pequenos negócios segundo um levantamento divulgado pelo Sebrae nesta quinta-feira (14). O número, porém, teve queda de 10% no saldo de empregos em relação ao mês de janeiro desse ano.

O levantamento foi feito pelo Sebrae com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Conforme o estudo, em fevereiro, foram criadas 14.911 vagas de emprego formais por meio das micro e pequenas empresas (MPE). Apesar disso, o número é menor que em janeiro, quando foram 16.657. Além disso, entre os Estados do Sul, Santa Catarina fica em terceiro lugar na geração de empregos — Paraná teve 21.597 e o Rio Grande do Sul, 17.922.

Santa Catarina tem mais de 6 mil vagas de emprego abertas; veja como se candidatar

Os números também apontam que a quantidade também é menor que no mesmo período no ano passado. Em fevereiro de 2022, foram criados 15.155 novas vagas, 1,51% a mais que em 2023.

Ainda segundo o levantamento, no acumulado desse ano, Santa Catarina desponta como a unidade federativa do Sul que mais gerou empregos nos pequenos negócios. Em dois meses, foram 31.568, enquanto no Paraná foram 28.887, e no Rio Grande do Sul, 26.371.

No país, 85% das vagas foram de pequenos negócios
Os números em Santa Catarina seguem uma tendência que é vista em nível nacional. De acordo com o Sebrae, dos 241.785 novos postos de trabalho criados no país, 85,5% foram nas MPE.

Continua depois da publicidade

Se comparado com o mesmo mês do ano passado, no entanto, houve queda de 6,4% no saldo: foram 220.775 em 2022, enquanto nesse ano foram 206.697. Apesar disso, o setor segue sendo uma potência na criação de novas vagas, já que no acumulado, dos 326.356 novos empregos, 83% foram nas micro e pequenas empresas.

— Os dados atestam a importância dos pequenos negócios para a economia nacional, gerando renda e contribuindo para assegurar a cidadania de milhares de pessoas e suas famílias. Falar de desenvolvimento econômico e social é falar da micro e pequena empresa — afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.

O setor de serviços foi o que mais contratou, com abertura de 135.238 vagas. Em seguida vêm a Indústria de Transformação, com 37.429 vagas, e a Construção, com 22.600 novos postos.

Via Diário Catarinense