Detentora de tecnologia exclusiva de placas fotovoltaicas acopladas em vidros, a empresa húngara Ecosolifer anunciou ontem que vai instalar uma unidade em Santa Catarina. O presidente da companhia, Ákos Haidegger se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Carlos Chiodini, para mostrar o projeto. A sugestão é que a primeira unidade da companhia no Brasil seja instalada no Sapiens Parque, em Florianópolis. Segundo o secretário, há um esforço para que a empresa se instale ainda em 2017 no Estado. O plano é investir 53 milhões de euros, cerca de R$ 200 milhões, com abertura de 200 empregos diretos.

A Ecosolifer conversa com SC há mais de um ano sobre o projeto e teve reuniões também com o secretário Antonio Gavazzoni, da Fazenda. Estiveram na reunião o presidente do Iprev e ex-deputado Renato Hinning, o presidente da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc), Gerson Berti (E), o vice-presidente da Ecosolifer, István Maczinkó, o presidente da Ecosolifer, Ákos Haidegger, e o secretário da SDS, Carlos Chiodini.

Via DC – Coluna Estela Benetti