Dados da publicação Análise do Comércio Internacional Catarinense revela que 64,3% das empresas catarinenses consultadas pretendem aumentar suas exportações, neste ano, em relação ao realizado no ano passado. A publicação, lançada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) mostra que quase um terço das companhias projeta elevar os negócios internacionais em até 10%. Um em cada cinco calcula alta de até 30%. Outros 5% percebem aumento de até 50%, e mais de 8% estimam expansão de mais de 50% nos embarques, neste ano. O levantamento, realizado com 140 empresas de pequeno, médio e grande portes, aponta que mais de um quarto das companhias ouvidas enxerga estabilidade nos valores exportados. E apenas 9,2% imaginam redução.

O levantamento ainda nos conta que, para 55% das empresas ouvidas, as receitas de exportação aumentaram em 2015 em relação ao ano anterior, enquanto para 22% as exportações mantiveram-se estáveis no período. Outros 22% declararam que o valor exportado em 2015 foi inferior ao de 2014. Parte das companhias disse que a desvalorização do real foi um dos motivos para o incremento. Mas um número significativo delas informou que o crescimento foi em função da abertura de novos mercados importadores e da captação de novos clientes nos países para os quais já exportam.

Em 2015, para um quarto das empresas (24,5%), a exportação representou até 5% do faturamento total. Para outros 23,5%, a contribuição dos embarques foi de 6% a 10% do faturamento. 28% das companhias que responderam à pesquisa disseram que 28% das exportações representaram mais da metade do total faturado.

O presidente da Fiesc, Glauco Côrte, é enfático:

– É positivo o fato de esmagadora maioria das empresas exportadoras indicar a intenção de buscar novos mercados, principalmente na América do Sul, América Central e América do Norte. A pesquisa demonstra que ainda é relativamente reduzido o número de mercados importadores atendidos, e é necessário ampliar os negócios para outros ambientes geográficos. Principalmente, incentivar a produção de bens para satisfazer a clientela interessada em comprar de Santa Catarina.

Via A notícia – Coluna Cláudio Loetz