Cento e cinquenta empresas prospectam Santa Catarina – e outros Estados – para fazer investimentos bilionários no Brasil. E companhias já instaladas estão prontas para fazer novos investimentos no Estado. Aguardam, apenas, o resultado final das eleições presidenciais, em 28 de outubro, para presidente da República, para, então, deslanchar os projetos. A informação é do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar. O líder empresarial afirma, também, que a grande votação em Bolsonaro não surpreende.

– Com quem eu falava, mostrava-se clara essa tendência. A população quer mudanças e votou anticorrupção. Não foi surpresa, nem mesmo pelo tamanho do percentual alcançado. Por isso – e o mercado já sinaliza desde cedo –, é provável a vitória de Jair Bolsonaro para presidente da República no dia 28. Quem ganhar terá de trabalhar e buscar a união do país.

Aguiar diz, ainda, que um debate mais profundo sobre as reformas que precisam ser feitas é fundamental para que o próximo presidente tenha a legitimidade necessária para colocá-las em prática.

– O país tem quase 13 milhões de desempregados, a recuperação em curso é lenta e o câmbio ameaça a inflação e a manutenção dos juros nos níveis atuais. Tudo isso reforça a urgência de um profundo ajuste fiscal, com corte de despesas e reformas estruturais, como a tributária, que deve começar pela simplificação do sistema.

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz