Proposta é para melhorar o ambiente de negóscios em SC
Um grupo de entidades representativas da classe contábil, liderado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), entregou na quinta-feira (14), ao secretário da Fazenda (SC), Cleverson Siewert, um documento com sugestões para a desburocratização e simplificação de processos para a melhoria do ambiente de negócios em SC.
Entre as propostas estão a extinção de algumas obrigações fiscais acessórias, como o preenchimento da Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS Substituição Tributária (GIA-ST), que demanda dados já disponíveis em outros relatórios devidos ao Fisco Estadual, e a simplificação e melhoria do Guia Prático de Incentivos e Benefícios Fiscais. Outra sugestão do grupo é a melhoria do sistema de consulta de notas fiscais e do feedback da Central de Atendimento Fazendário.
Esta parceria entre Governo do Estado e entidades contábeis para a desburocratização dos processos fiscais foi firmada em abril, com a criação deste grupo de trabalho, e já apresentou resultados, como a dispensa do Registro 1601 do SPED fiscal.
— A redução da burocracia e a melhoria do ambiente de negócios é uma pauta em comum que temos com a Fazenda, que reverte em benefícios para toda a população — destaca a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais.
Aproximar o CRC da Fazenda (SC) é positivo, ajuda a equalizar as dores do mercado com as demandas do Fisco, cria um ecossistema favorável aos negócios, geração de emprego e renda, e atrai a economia para o ambiente da formalização.
Via NSCTotal – Coluna Renato Igor