operacao pf.jpeg

Esquema tinha como foco a obtenção de benefícios fiscais no segmento de metais e sucatas, segundo a PF

Um grupo de empresas suspeito de emitir R$ 4 bilhões em notas fiscais falsas é alvo de uma operação realizada pela Polícia Federal e a Receita Federal nesta terça-feira (16). A ação, batizada de Gauteng, cumpre 22 mandados em onze cidades catarinenses. Os alvos são estabelecimentos que atuam na cadeia de sucatas.

De acordo com a Receita Federal, o caso foi descoberto após um cruzamento de dados e uso de informações de inteligência, em dezembro de 2021. O órgão detectou indícios da existência de empresas de fachada — conhecidas como Noteiras — que emitiram R$ 4 bilhões em notas fiscais falsas, que eram destinadas a empresas que atuam no ramo de sucatas.

Durante a apuração, a Polícia Federal identificou que o esquema tinha como foco a obtenção de benefícios fiscais no segmento de metais e sucatas. Algumas empresas foram abertas usando o nome de laranjas, beneficiárias do Auxílio Emergencial, que movimentaram altos valores em dinheiro em contas bancárias. A ação foi detectada em pelo menos quatro estados

Nas investigações, foram identificados três núcleos que envolvem mais de 80 pessoas e empresas da cadeia de metalurgia e siderurgia. Eles utilizavam as notas fiscais falsas para burlar a fiscalização, sonegar impostos e “esquentar” mercadorias roubadas.

Além da operação com sucatas, segundo a investigação, o operador do esquema transacionou bilhões em notas fiscais de ouro. A suspeita de que essas movimentações possam estar relacionadas a crimes de lavagem de dinheiro, extração ilegal de minérios, sonegação de impostos, entre outros delitos.

Nesta terça-feira, são cumpridos 59 mandados de busca e apreensão em empresas e nas casas dos suspeitos de participarem do esquema, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Também são cumpridas ordens judiciais para o bloqueio de imóveis, contas bancárias e arrecadação de bens que seriam da organização criminosa.

Eles podem responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e sonegação fiscal.

Confira os locais de cumprimento dos mandados

• Caxias do Sul/RS – 16
  • Bento Gonçalves/RS – 01