Agronegócio foi o setor que mais impulsionou as vendas

As exportações de Santa Catarina somaram US$ 1,1 bilhão em maio, o maior valor de vendas mensais desde 1997. O crescimento do mês, na comparação com o mesmo período do ano passado, foi de 6,3%, conforme os dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) nesta quarta-feira (26).

O agronegócio foi o setor que mais impulsionou as vendas internacionais. O soja ficou entre os principais produtos exportados (US$ 166,6 milhões), tendo a China e a Argentina como principais compradores.

Já a carne de aves, que também ficou entre na lista dos mais vendidos no mercado estrangeiro, atingiu total de US$ 163,1 milhões. Foram o Japão, Arábia Suadita e China os principais destinos do produto em maio. As carnes suínas, porém, somaram US$ 132,0 milhões nas exportações.

Segundo o governador Jorginho Mello, além do trabalho dos produtores, os investimentos em infraestrutura para melhorar o escoamento da produção catarinense também contribuíram para o resultado histórico.

Em 2022, Santa Catarina registrou um fluxo de comércio internacional de US$ 41 bilhões, quando bateu recorde de vendas anual.

— O recorde de exportações é reflexo de uma combinação de fatores. Entre eles, a valorização internacional dos nossos produtos, a diversificação de parceiros comerciais, a expansão das vendas de itens intensivos em tecnologia, com alto valor agregado e o nível de competitividade da indústria catarinense — destacou o presidente da Fiesc na época, Mario Cezar de Aguiar.

Via Diário Catarinense