IMG 1932 scaled

Diretores da Secretaria da Fazenda compartilharam experiências no último dia do evento, no Centrosul, na Capital

As boas práticas de Santa Catarina na transparência da gestão financeira e na atração de investimentos foram compartilhadas por diretores da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) no último dia do Summit Cidades 2023, em painéis apresentados nesta quarta-feira (28), no Centrosul, em Florianópolis.

A auditora de finanças Graziela Luiza Meincheim, responsável pela Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF/SEF), liderou o painel “Balanço Cidadão – Formando Cidadãos Mais Participativos da Gestão Pública”. Ela demonstrou à plateia os principais atrativos do balanço, uma cartilha que explica com ilustrações e exemplos práticos como os recursos estaduais foram aplicados pelo Governo. Ao fim do painel, a diretora esclareceu dúvidas sobre os trabalhos relacionados ao balanço e recebeu cumprimentos pelo caráter inovador da publicação.

“Foi uma troca extremamente importante. Estiveram presentes servidores municipais, que se inspiraram nesta publicação do Governo do Estado, e vão compartilhar estas experiências nos seus municípios. Também tivemos a presença de cidadãos extremamente participativos e interessados em contribuir com a melhoria da gestão pública”, avaliou a diretora.

Responsável pela atração de investimentos para o Estado, o auditor fiscal e diretor de Desestatização e Parcerias (DIDE/SEF), Renato Lacerda, integrou o painel “Smart Cities e Atração de Investimentos para a Região”. Durante os debates, Lacerda falou sobre a missão de captar e promover novos investimentos em SC. Entre outros tópicos, ele esclareceu sobre o aproveitamento dos incentivos fiscais como uma política de atração.

“Tivemos um painel muito proveitoso sobre atração de investimentos. Falamos um pouco sobre as nossas práticas e explicamos que o processo de atração de investimentos não é simples. Existe uma metodologia, uma ciência e um profissionalismo nas ações. Assim, conseguimos construir uma Santa Catarina cada vez mais forte, com uma economia diversificada, priorizando nossas vantagens, características, respeitando a competição saudável entre os municípios”, analisou.

Promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) e outras instituições, o Summit Cidades abordou temas como Desenvolvimento Econômico, Educação, Inclusão Social, Mobilidade Urbana, Turismo, Saneamento e Internacionalização de Cidades.

Via SEF/SC