As exportações catarinenses alcançaram US$ 812,96 milhões em abril, 17,37% a mais do que no mesmo mês do ano passado e 11,18% superiores ao mês anterior. Desta vez, foram puxadas pela alta de 36,22% nas vendas de carnes de aves – principal produto da pauta do Estado – e pelo salto nas exportações de máquinas de processamento de madeiras em 7.372,54% com destino ao Peru, que somaram US$ 80 milhões.

As importações totalizaram US$ 1,295 bilhões, 2,67% mais frente ao mês anterior e 1,78% na comparação com abril de 2018. O levantamento de dados foi realizado pelo Observatório da Indústria de SC, da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc).

Com esse resultado, Santa Catarina fechou o primeiro quadrimestre do ano com crescimento de 3,1% nas vendas externas e de 8,4% nas compras lá fora. Além de carne de ave e máquinas, a soja também foi destaque nas vendas externas, mas teve queda de 25,6% em abril. A importação de carros também de destacou mês passado, com veículos vindos da Alemanha (BMW) e da Argentina.

Apesar dos altos e baixos SC fechou o quadrimestre com expansão, enquanto o Brasil, no mesmo período, teve queda de 3%. Quanto a destino das exportações, os Estados Unidos têm se mantido na liderança nos últimos meses. Do total de vendas lá fora, 15,46% foram ao mercado americano, seguido por 13,2% à China, 5,63% ao Peru e 5,25% para a Argentina. O ranking dos produtos mais exportados se manteve: carne de ave, soja, carne suína, partes de motores e motores elétricos.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti