Objetivo é que os servidores capacitados nas aulas sejam multiplicadores do sistema que estará disponível em 2016

Divididos em quatro turmas, cerca de 160 servidores de prefeituras de Santa Catarina estão sendo capacitados há duas semanas para disseminar e auxiliar os produtores rurais na emissão da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e). As aulas são realizadas na sede da Escola Fazendária da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, em Florianópolis.

“Com o curso de multiplicadores, estamos preparando, encorajando e dando condições para que os servidores auxiliem da melhor maneira os produtores de seus municípios”, afirmou o assessor de Assuntos Tributários da Fazenda e coordenador da capacitação, Ari Pritsch.

A NFP-e foi desenvolvida pela SEF/SC com o objetivo de facilitar o dia a dia daqueles que vivem e trabalham no campo, uma vez que os produtores rurais não precisarão mais continuar indo até a prefeitura da sua cidade para prestar contas, o que significa menos tempo gasto com a burocracia. Bastará emitir a nota eletrônica para que a operação seja contabilizada pelos órgãos competentes. Além disso, as notas eletrônicas irão reduzir em 70% o uso do papel.

Para Francielli Costa, da Prefeitura de Treviso, o novo modelo de nota fiscal irá facilitar a vida de todos, tanto dos produtores quanto dos servidores que lidam com o público.

A implantação do novo sistema, que estará disponível a partir de 2016, deverá  beneficiar cerca de 300 mil produtores rurais de Santa Catarina.

 

Via SEFAZ/SC