b39e4e95 bfc7 49b4 b8ac 99df7b8f61b2 750x430 1

Representantes de diversas categorias do serviço público e da sociedade civil prestigiaram o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, nesta quarta-feira (9). O ato político coordenado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), foi realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Pela Fenafisco esteve presente o diretor parlamentar, Celso Malhani que classificou a iniciativa como ferramenta de organização, luta e resistência pela manutenção de direitos previdenciários dos trabalhadores brasileiros.

“Nosso objetivo é claro! É a preservação da Previdência Social e Pública, evitando que os governos que passam a transforme em um produto financeiro, para enriquecimento dos bancos. Nós precisamos que a Previdência seja um instrumento de proteção do trabalhador e redutor das desigualdades sociais. Permaneceremos nessa luta”, afirmou.

Na ocasião, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, elogiou os trabalhos realizados pela Frente, e destacou a importância da Previdência Social para a sociedade e para a economia do país. “Mensalmente são pagos mais de 38 milhões de benefícios, com o investimento de R$ 30 bilhões. E isso é investimento, não é despesa. É o pagamento de um salário para o cidadão viver com dignidade. Isso não é um favor, é uma obrigação do Estado com o segurado que contribuiu para a Previdência Social a vida toda”.

Em sua manifestação, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), afirmou que as reformas trabalhista e previdenciária retiraram direitos essenciais da maioria do povo trabalhador, e que o grande desafio atual é modificar a realidade no Brasil.

“Precisamos intensificar, de forma profunda, o fortalecimento do Sistema único de Saúde e da Previdência Social. Temos um grande desafio. O mundo envelhece, o Brasil envelhece de maneira efetiva e nós temos que dar objetivamente respostas a isto, fazendo com que a Previdência seja a mais capaz possível de atender a todos”, disse.

O deputado Bohn Gass, reafirmou que o objetivo da Frente Parlamentar é impedir retrocessos, enterrar de vez a capitalização e lutar por avanços. O parlamentar também defendeu o engavetamento da PEC 32/2020 (Reforma Administrativa) e aprovação de uma reforma tributária justa e solidária. “Uma parte muito importante da reforma tributária é fazer com que o super-ricos sejam taxados progressivamente. Essa é a nossa grande tarefa. Assim teremos um país em que serão diminuídas as desigualdades. Um país em que o estado público possa garantir muitos benefícios, entre eles, uma Previdência pública de alta qualidade.

Requerida pelos deputados federais André Figueiredo (PDT-CE) e Bohn Gass (PT-RS) e pelo senador Paim, a retomada da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social Pública ratifica o objetivo de defender, com apoio de 186 deputados e 22 senadores, a manutenção dos direitos de trabalhadores, aposentados, pensionistas e beneficiários, bem como a segurança jurídica e atuarial do sistema de seguridade social.

Paulo Paim indicou que a reconstrução do país é potencializada no ano que marca o centenário da Previdência Social. “É a defesa, no Congresso, para que os trabalhadores possam buscar os seus sonhos, como uma aposentadoria decente”, salientou.

Ao mencionar a importância da parceria entre Executivo e Legislativo, André Figueiredo abordou a atuação da União para a “construção de um Brasil para o povo brasileiro”.

“Nessa luta, temos a vantagem de contar com um presidente da República que entende a importância do serviço público e, junto com o ministro Lupi, está compromissado com o fortalecimento da Previdência Social”, pontuou.

(Com informações da Presidência da República).

Via Fenafisco