PequenaEmpresaFernandoFrazaoAgenciaBrasilartesanato 720x405 1

Sebrae SC pesquisa o desempenho de micro e pequenas empresas

A melhora no cenário econômico nacional anima pequenas empresas catarinenses neste terceiro trimestre do ano, mostra pesquisa do Sebrae SC. Das empresas entrevistadas, 59,6% informaram que projetam vendas maiores no terceiro trimestre do ano. Também indicaram crescimento de 4% na criação de empregos.

A pesquisa Tendência Conjuntural feita pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC ouviu 819 empresas sobre como foi o desempenho delas no segundo trimestre e expectativas para o terceiro.

O segundo trimestre não foi bom, mas quem investiu teve melhores resultados, segundo a sondagem. Em média, as vendas do segmento caíram 3,6% no período de abril a junho. Somente 26,6% tiveram resultados positivos frente ao trimestre anterior.

A pesquisa apurou também que 30,8% dos empresários investiram em seus negócios no segundo trimestre. E quem investiu, teve vendas 40% superiores frente a quem não investiu.

A possibilidade de investir está ligada a acesso a crédito. No segundo trimestre, a pesquisa apurou que de cada 10 empresas, duas apenas conseguiram empréstimos. E as principais instituições que fornecem esse crédito – cerca de 80% – vêm de cooperativas.

E o crédito está ligado diretamente a investimentos. Segundo o levantamento, 70% das empresas que não conseguiram crédito não vão investir no próximo trimestre.

Na avaliação da Coordenadora do Observatório de Negócios Sebrae SC e analista de dados, Amanda Maciel da Silva, a limitação para investimentos que apareceu na pesquisa confirma a importância do acesso ao crédito para alavancar pequenos negócios e, assim aquecer, de modo geral, toda a economia do Estado.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti