Entidades de diversos segmentos reuniram-se na tarde de terça-feira (13), no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, para o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, associação suprapartidária destinada a promover o resgate da democracia, por meio da mobilização, resistência e luta contra os projetos que ameaçam as conquistas trabalhistas e  as leis de proteção ao servidor público, em tramitação no Congresso Nacional, à exemplo do PLP 257/16 e PEC 241/16 .

Na oportunidade, o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e coordenador do ato, senador Paulo Paim (PT-RS), criticou o retrocesso social em curso  e reafirmou o compromisso com o servidor. “A recriação desta Frente Parlamentar de defesa de todo o povo brasileiro tornou-se urgente e fundamental. Vivemos um período em que os direitos dos trabalhadores sofre uma seqüência de golpes. Conquistas que pensávamos antes consolidadas são hoje contestadas e apontadas como privilégios”, argumentou.

Em sua fala, o deputado federal Weliton Prado (PMB-MG), defendeu o Fisco brasileiro e conclamou os servidores públicos a fortalecer o movimento sindical por meio da união. “Sem luta não teremos vitória. Não é justo o governo jogar todos os problemas do país nas costas dos servidores. Temos que nos mobilizar para realizar o enfrentamento necessário. Para tirar o Brasil da crise não precisamos de ajuste fiscal e sim de investimentos e valorização da Administração Tributária, para combatermos a sonegação e aumentarmos a arrecadação para a saúde, educação e cidadania”, enfatizou.

O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos Gomes também destacou a unificação como fundamental para a luta contra os ataques aos trabalhadores. “Hoje é um dia histórico para o movimento social brasileiro, em especial, para o movimento sindical. Hoje realizamos algo emblemático, ao reunirmos múltiplos segmentos em uma jornada de extrema importância para o combate ao ciclo de retrocessos que ameaça o trabalhador”, ressaltou.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN), presente no ato reforçou, seu apoio ao movimento, garantindo articular com os demais Senadores esforços para barrar a agenda de retiradas de direitos. “Não mediremos esforços, em sintonia com os movimentos sociais, para lutar pelo trabalhador brasileiro, contra o ‘Estado mínimo x austeridade máxima’. É fundamental que trilhemos um caminho de unidade, em defesa dos direitos legitimamente conquistados”, disse.

De iniciativa da CSPB e entidades sindicais, entre elas a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público conta com o apoio de 258 parlamentares, entre deputados e senadores comprometidos em lutar pelo Estado Social e Democrático de Direito e pela qualidade no serviço público.

Em função da 177ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo, realizada em Porto Velho-RO, a diretoria executiva da Fenafisco não participou do relançamento da Frente, oportunidade em que discutia com os Conselheiros das 27 unidades federativas diretrizes de trabalho parlamentar, em defesa do serviço público, da Administração Tributária e do desenvolvimento nacional.

Via Fenafisco