gasolina

Preço médio do litro da gasolina deve passar para R$ 5,60 em Florianópolis, prevê Sindópolis

A partir de 1º de fevereiro, a gasolina deve ficar mais cara em Santa Catarina. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), um aumento no ICMS do Estado (de 1,22% para 1,37% na base de cálculo) fez com que o preço do litro da gasolina aumente R$ 0,15.

Os postos de Florianópolis, que operavam usando uma média de R$ 5,45 por litro, devem aumentar o preço nas bombas para R$ 5,60 por litro.

O aumento no ICMS é uma atualização já aprovada no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), e vale para todo o país, ou seja, não é uma decisão do governo de Santa Catarina. A partir desta quinta, portanto, o preço do imposto por litro de gasolina muda de R$ 1,22 para R$ 1,37.

O diesel passa dos atuais R$ 0,94 para R$ 1,06 o litro. Já o gás de cozinha sobe de R$ 1,25 para R$ 1,41 por quilo. O reajuste considera o valor acumulado do IPCA de dezembro de 2021 a fevereiro de 2024 (12,47%).

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, a mudança tem abrangência nacional e é obrigatória a todos os Estados. A revisão dos valores está relacionada às novas regras de tributação instituídas em maio e junho do ano passado, após discussões no Supremo Tribunal Federal e no âmbito do Confaz.

Como ficam os preços dos combustíveis em fevereiro

• Gasolina: de R$ 1,22 para R$ 1,37 por litro
  • Diesel: de R$ 0,94 para R$ 1,06 por litro