WhatsApp Image 2024 01 12 at 11.45.06

Auditor fiscal da Fazenda de SC desde 1995, Renato Dias Marques de Lacerda é o novo presidente da SCPar. Renato já foi Secretário de Estado da Fazenda entre 2017 e 2018, e direcionou sua atuação há alguns anos para a atração de novos empreendimentos para o Estado. Foi uma das cabeças pensantes que proporcionou a instalação da BMW em Santa Catarina, abrindo um círculo virtuoso de novos empreendimentos internacionais no Estado.

Agora à frente da SCPar, Lacerda será o responsável por gerenciar e atrair investimentos em infraestrutura e novos negócios para o Estado. Até a semana passada, respondia pela Diretoria de Atração de Investimentos, Parcerias e Recursos da Secretaria da Fazenda.

Sua história no Sindifisco/SC vem desde a posse na SEF. Foi representante regional de Joinville por diversos anos e, de 2011 a 2016, foi diretor de comunicação do Sindicato.

Fizemos a ele três perguntas:

Renato, como você recebeu o convite do governador Jorginho Mello?

É sempre uma surpresa quando você recebe um convite deste porte. Na realidade, por mais que você se dedique ao trabalho e dê sempre o seu melhor, é gratificante perceber que alguém está vendo o seu esforço e o seu desempenho.

Tenho certeza de que qualquer um dos colegas auditores fiscais estaria preparado para assumir uma função desta natureza. Mas a confiança em mim depositada pelo Secretário Cleverson me permitiu organizar, na Diretoria que assumi no início de 2023, um time muito esforçado e dedicado, que gerou resultados muito positivos e que acabaram por atrair visibilidade para nossa atividade.

Quais devem ser suas primeiras ações?

Minha primeira ação é trazer de volta aos funcionários da SCPAR o orgulho de vestir a camisa. E para fazer isso, minha meta, combinada com o Governador, é resgatar a vocação da empresa, que é atrair investimentos para o Estado.

Vamos fazer uma reestruturação geral. Vamos dar uma guinada na gestão, fortalecer as áreas de negócios da empresa.

Vamos trazer para a companhia um time qualificado para atração de investimentos, para fazer concorrência com as principais agências do país.

Na área de Parcerias Público-privadas e concessões, seremos “prestadores de serviços” para a Secretaria da Fazenda, que é a coordenadora do PPI – Programa de Parcerias e Investimentos do Estado.

Vamos fazer benchmarking nas duas áreas, com as melhores agências e empresas do país, para trazer as melhores práticas para cá.

Com a confiança que o Governador Jorginho e o Secretário Cleverson depositaram na companhia, com um grupo motivado e com muito trabalho, pretendemos apresentar resultados positivos ainda neste primeiro ano.

Quais os pontos positivos de um auditor fiscal na presidência desta pasta estratégica?

Como disse na primeira resposta: tenho certeza que muitos dos auditores fiscais do estado poderiam estar aqui nesta posição e também em outras posições estratégicas do governo, dentro e fora da Fazenda.

A nossa carreira é muito respeitada dentro e fora do Governo e por todo o país.

Eu realmente acredito que, assumindo a presidência da SCPAR agora, assim como assumi a Diretoria de Desestatização e Parcerias no ano passado ou outros cargos antes destes, estou de alguma forma motivando outros colegas a fazerem o mesmo: estudar, se preparar, se dedicar à Fazenda e ao Estado de Santa Catarina e a estar sempre pronto para ajudar, aceitando desafios como este.

Para quem está pronto, a hora chega. O Estado precisa muito de nós, e temos capacidade, condições e, eu diria até, a obrigação de ajudar no que for possível.

O Sindifisco/SC deseja sucesso ao presidente na nova missão!

Assessoria de Comunicação Sindifisco