Trida 05 1

Para realizar um debate amplo de ideias sobre os desafios e oportunidades na área de Administração Tributária, auditores fiscais e analistas da Secretaria da Fazenda (SEF/SC) participaram, nesta terça-feira (31), do “1º Fisco em Debate – Uma jornada pela eficiência fiscal”. Realizado pela SEF/SC com apoio do Sindifisco/SC, o evento contou com a participação do governador de SC, Jorginho Mello, da vice-governadora de SC, Marilisa Boehm, do presidente do Sindifisco/SC, José Antônio Farenzena, do secretário da Fazenda de SC, Cleverson Siewert, e do secretário-adjunto da SEF/SC, Augusto Piazza.

Na abertura da reunião de trabalho, Farenzena falou da importância da convergência de ideias, que são fundamentais para o alinhamento de estratégias para alcançar cada vez mais resultados positivos. “Nesse processo, enalteço a contribuição dos auditores fiscais não apenas no desenvolvimento do Estado, mas no enfrentamento de crises, na atração de investimentos, na formulação de políticas públicas e na construção de saídas para os problemas que surgem no caminho”, pontuou.

abertura oficial do 1 fisco em debate uma jornada pela eficincia fiscal 53301089024 o 800x533 1

Durante o encontro, o diretor de Administração Tributária da SEF/SC, Dilson Takeyama, falou sobre o trabalho desenvolvido pelos auditores fiscais na Diretoria. Na sequência, o doutor em Economia Samuel Pessoa abordou a “Tributação como ferramenta de crescimento econômico”.

image 1

Ao longo da tarde, ainda foram debatidos temas como os 20 anos dos Grupos Especialistas Setoriais e a atração de investimentos como estratégia para geração de receitas, em palestra do gerente de Atração de Investimentos da SEF/SC, Rodrigo Prisco. O auditor fiscal Omar Afif Alemsan trouxe informações sobre os 20 anos do Sistema de Administração Tributária, o auditor fiscal e coordenador do Grupo de Planejamento e Monitoramento Fiscal (GPLAM), Huélinton Pickler, falou sobre o aplicativo Malhas Fiscais e a coordenadora-geral dos Grupos Especialistas Setoriais (Ges) da SEF/SC, Maria Aparecida de Oliveira, abordou os 20 anos de trabalho dos Ges.

image

Ao final da programação, o secretário Siewert palestrou sobre “O futuro orientado por dados: a evolução na tomada de decisões estratégicas”.

Em sua participação, o secretário compartilhou perspectivas do futuro orientado por dados, demonstrando a evolução da tomada de decisões estratégicas. Siewert trouxe exemplos da importância de se entender os números, transformar dados em informações e usá-los na tomada de decisões.

Ao recapitular avanços promovidos pela área tributária nas duas últimas décadas, lembrou da criação dos Grupos Especialistas Setoriais, conhecidos como GEs, e do Sistema de Administração Tributária (SAT), considerados duas das maiores mudanças institucionais no período. Rever e discutir ações do passado, apontou o secretário, permite o aprimoramento de conceitos e a transformação do futuro.

A exposição demonstrou como o Fisco catarinense integra, dialoga, promove soluções e “joga limpo” ao estimular a concorrência leal. Também destacou como a administração tributária se moderniza, desburocratiza, simplifica e vai ao encontro do contribuinte. Siewert lembrou, ainda, das entregas promovidas ao longo da gestão, dos avanços alcançados com o Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc), da importância das carreiras e do papel do Sindifisco/SC como um parceiro institucional.

“Nosso objetivo é, sob a liderança do governador Jorginho Mello, apoiar todos vocês em qualquer iniciativa que possa trazer eficiência, desburocratização, racionalidade ao nosso dia a dia. Somente estando juntos, em parceria com as demais carreiras e verdadeiramente irmanados é que vamos produzir os resultados cada vez mais adequados e esperados”, reforçou.

abertura oficial do 1 fisco em debate uma jornada pela eficincia fiscal 53300127632 o 800x533 1

Fotos SECOM – Ricardo Trida /Roberto Zacarias /Eduardo Valente.

Confira mais fotos clicando aqui.

Assessoria de Comunicação Sindifisco