A Delegacia Fiscal de Goiânia intensifica auditorias em micro e pequenas empresas participantes do Simples Nacional para coibir a sonegação de ICMS em Goiás. A meta é o incremento da arrecadação em 10% este ano. O trabalho é realizado por grupos econômicos, com foco em determinadas áreas de atuação das empresas a cada vez. Para isso, foram criados grupos de auditorias para os setores da indústria, atacado, varejo, serviços e comércio exterior.

Auditor fiscal, Márcio Jorge esclarece que no caso do seu núcleo, a equipe trabalha com auditorias diversas, como a básica do ICMS. Assim, as auditorias pretendem verificar a diferença existente entre as operações realizadas por meio de cartão de crédito e o valor declarado pelo contribuinte. Ele destaca que todas as 70 auditorias feitas em pequenas e microempresas do Simples Nacional, nos últimos dois meses, constataram algum tipo de irregularidade fiscal. A auditoria da disponibilidade objetiva verificar a compatibilidade do caixa da empresa e o saldo bancário do contribuinte, explica o auditor.

Via Goiás Agora