vicegovernadorafin202302 1

SC aposa em mais investimentos para aquecer a economia e a arrecadação de impostos

Feira internacional de negócios, a FIN Brasil 2023 segue nesta quarta-feira, no Centrosul, em Florianópolis. Na abertura do evento nesta terça-feira, a vice-governadora Marilisa Boehm falou sobre oportunidades de investimentos no Estado, em especial ao setor de tecnologia e inovação. Isso porque o governo acaba de lançar o Programa SC Inovadora, com interesse em atrair investimentos grandes, médios e pequenos nessa área. Para os negócios menores, será criada uma linha de crédito específica, o Pronampe Inovação.

– Uma ação para apoiar o fomento às empresas de inovação. O programa quer aumentar a competitividade da economia de Santa Catarina nos mercados nacional e global, além de impulsionar o setor de tecnologia e inovação, que é um dos que mais cresce e já representa 6% do PIB do Estado – falou a vice-governadora no discurso de abertura do evento.

Além disso, o governo de SC tem interesse em atrair grandes investimentos em infraestrutura e serviços, por meio de parcerias público-privadas (PPPs). Entre as áreas mapeadas para acelerar a prestação de serviços sem o Estado ter que desembolsar recursos estão o setor portuário, aeroportos, serviços de segurança e saúde. No caso de concessão de rodovias, a proposta do governo de Jorginho Mello é somente para vias sob a gestão federal.

Para cuidar da área de investimentos, em especial as PPPs, o governo do Estado conta, dentro da Secretaria da Fazena, com a Diretoria de Desestatização e Parcerias. Entre os setores privados que mais atraem investimentos bilionários ao Estado estão os de madeira, papel, celulose, alimentos e varejo.

Com representação de 45 países, a FIN conta com a participação de empresários, diplomatas e outros líderes estrangeiros. A organização é da Câmara de Comércio Brasil-Portugal de Santa Catarina com apoio da Câmara do Comércio da Região das Beiras (CCRB), de Portugal.

Também acompanharam a vice-governadora Marilisa os secretários de Estado de da Articulação Internacional, Juliano Froehner, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti