Para aproximar os catarinenses do Poder Público, demonstrando as finanças do Estado e demais informações de forma simples e didática, o Governo de Santa Catarina lançará, nesta quinta-feira, 2, o Balanço Cidadão. O evento será realizado, às 14h, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

“Quando assumimos o Governo, apresentamos as ações que iriam nortear a gestão. Este documento traduz nosso compromisso com a transparência e a integridade, tornando a administração pública mais participativa e próxima da sociedade”, afirma o governador Carlos Moisés.

As informações são baseadas no Balanço Geral do Estado, produzido anualmente pela diretoria de Contabilidade Geral da Secretaria de Estado Fazenda (SEF/SC), que foi entregue no início de abril ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) com dados referentes a 2018. O documento está dividido em dez capítulos, totalizando 56 páginas. Em conformidade com o programa Governo Sem Papel, a publicação será disponibilizada em formato digital nos sites e demais plataformas do Governo do Estado.

“Além dos valores arrecadados e aplicados pelo Executivo, o Balanço Cidadão traz informações sobre o que é o orçamento público e como o Estado está organizado, ampliando o entendimento sobre como funciona a administração dos recursos”, explica a secretária adjunta da SEF/SC, Michele Roncalio.

Controle Social
Após a abertura do evento, uma mesa-redonda com o tema “Instrumentalização do controle social pelas Administrações Públicas” será montada com participação de autoridades. Com mediação do secretário de Estado da Comunicação, Ricardo Dias, o debate contará com as presenças do vice-presidente do Observatório Social de Santa Catarina, Carlos Mussi; do diretor Geral de Controle Externo do TCE/SC, Marcelo Brognoli da Costa; da especialista em compliance e futura secretária de Integridade e Governança (SIG), Naiara Augusto; e da secretária adjunta da Secretaria da Fazenda, Michele Roncalio.

 

Via Governo do Estado de SC